O Conselho de Juventude da Madeira, órgão de consulta do Senhor Secretário Regional de Educação, reuniu esta amanhã, no Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI), no Madeira Tecnopolo. O álbum de fotografias está disponível aqui.
Os trabalhos iniciaram-se com a comunicação de Nuno Nunes (Presidente do M-ITI), que apresentou o Instituto e as dinâmicas ali desenvolvidas, colocando em evidência a importância deste tipo de investimento para o desenvolvimento da Região, enquanto polo de criação de valor, na atual sociedade do conhecimento.
Seguiu-se a apresentação e demonstração de vários projetos científicos implementados pelo M-ITI nos domínios da robótica, energia, saúde, multimédia e cultura, numa vertente demonstrativa do trabalho de investigação que se desenvolve neste organismo.
Considerando que o M-ITI tem como missão criar soluções e abordagens com impacto económico e significado científico, a sensibilização dos jovens, dirigentes associativos e agentes com atuação transversal na área da juventude, para esta área de inovação, manifesta-se de particular interesse.
A ampla diversidade de campos de atuação dos conselheiros prevê-se, neste contexto, como uma oportunidade de criação de sinergias, de trabalho em rede e de abertura de novas perspetivas para o desenvolvimento de projetos futuros.
Por fim, foi apresentado neste Conselho o Programa “Formar para Dirigir - 2016”, um plano de formação que decorrerá entre abril e junho deste ano, destinado às Associações Juvenis e Estudantis inscritas no Registo Regional do Associativismo Jovem e jovens que estejam em fase de constituição de uma associação com o apoio da DRJD.
O “Formar para Dirigir” é promovido pela Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD) e a Associação dos Jovens Advogados da Madeira (AJAM), em parceria com a Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira (DTIM) e tem como objetivos:
- Capacitar as organizações de juventude de competências de gestão associativa em domínios chave nas áreas jurídica, contabilística-financeira, marketing e tecnológica;
- Dotar os dirigentes associativos de novas ferramentas digitais, linguísticas e de imagem, ajustadas à globalização e à sociedade do conhecimento;
- Reforçar a capacidade interventiva do associativismo juvenil junto dos jovens, parceiros público-privados e da comunidade em geral;
- Afirmar o associativismo regional como exemplo de referência na intervenção cultural, formativa, educativa e social;
- Concetualizar novas formas de ação através do aperfeiçoamento das metodologias e dos recursos existentes.
O plano de formação é constituído por 5 módulos, a saber:
Módulo 1 - Informática aplicada à Prestação de Contas (12 horas)
Módulo 2 - Office Avançado: Processamento de Texto e Folha de Cálculo (20 horas)
Módulo 3 - Comunicação em Prezi (12 horas)
Módulo 4 - Gestão de Associações Juvenis (15 horas)
Módulo 5 - Criação e Gestão de Web Site em Joomla (20 horas)
A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória no site da DRJD, em www.madeira.gov.pt/drjd, a partir da próxima semana.
A convite da Associação de Escoteiros de Portugal - Madeira, prevê-se que a próxima reunião do Conselho (em junho) se realize no Centro de Formação Escutista, no Montado do Pereiro.
Note-se que o Conselho de Juventude afigura-se como um momento privilegiado de diálogo estruturado entre os decisores políticos e os jovens, e expressa a vontade política do Governo Regional de impulsionar medidas concretas dirigidas ao público juvenil, em diferentes âmbitos.
Enquanto órgão constituído por representantes dos diversos setores governamentais, civis e juvenis, assume, pois, um papel preponderante na veiculação das políticas regionais de juventude.