Entre 12 e 15 de março de 2012, o Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, através do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA) recebe a comitiva galega que integra o projeto Comenius Regio. Uma parceria promovida, entre 2011 e 2013 pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, centrada na temática “Património Cultural em Educação Artística: promover a diversidade e o valor do património musical da Madeira e Galiza, no currículo escolar”. Através deste projeto pretende-se desenvolver a cultura musical no currículo escolar e preservar tradições de ambas as regiões.
Um consórcio que engloba, para além do Gabinete Coordenador de Educação Artística; a Associação Musical e Cultural Xarabanda; o Centro de Estudos de História do Atlântico; a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Bartolomeu Perestrelo; a Consellería de Educación e Ordenación Universitaria; a Asociación do Conservatorio de Música Tradicional e Folque de Santiago de Compostela e o Conservatorio Profesional de Música “Manuel Quiroga”, de Pontevedra.
A receção da comitiva, integrada por membros das instituições galegas, realiza-se a 12 de março pelas 11h00 na Sede do GCEA, com uma reunião de abertura para expor a nova fase do projeto Comenius Regio e apresentar a missão do Gabinete, através do documentário Educar com Arte.
Nesta visita será realizado um conjunto de workshops na Escola Bartolomeu Perestrelo e na Escola da Levada, entre os dias 12, 13 e 14 de março, por professores da instituição Central aFolque, sobre as temáticas: Danza Tradicional para Crianças e A Percusión de Man na Galiza, por Marcelo González; A Zanfona, uma apresentação sobre o instrumento tradicional galego e O violino na Música Popular Galega e uma sessão temática sobre Gaita ficam a cargo de Gutier Alvarez. Na Escola da Levada, no Anexo do GCEA serão também apresentados workshops sobre as temáticas Banda e Acordeão.
No dia 12 de março, pelas 18h00 o Gabinete Coordenador de Educação Artística também promove um debate em mesa redonda sobre a temática Música: História, Património e Educação, em parceria com o Centro de Estudos de História do Atlântico. O debate conta com a participação do convidado especial Jose Luis do Pico Orjais, da aCentral Folque; Filipe dos Santos, do Centro de Estudos de História do Atlântico; Maria João Caires, SRE/DRE/Gabinete Coordenador de Educação Artística; e Rui Camacho, da Associação Musical e Cultural Xarabanda. A moderação fica a cargo de Paulo Esteireiro, responsável pela Divisão de Investigação e Documentação do GCEA.
Para além das didáticas expostas nos workshops esta visita tem como objetivo dar continuidade ao projeto de gravação de um DVD, sobre a música tradicional de ambas as regiões para apresentação em ambiente escolar.
O dia 14 de março culmina com o encerramento das atividades oficiais num concerto realizado pela Orquestra Sopros e Acordeonistas, às 19h00, no Salão da Escola da Levada.
Para informação complementar segue em anexo o programa de atividades, relativo aos dias 12, 13, 14, e 15 de março.