saltar para conteúdo

Interface Read Informação

Atividades Motoras Adaptadas da Festa do Desporto Escolar

Festa do Desporto Escolar 2018 30-05-2018 SRE / Direção Regional Educação
Atividades Motoras Adaptadas da Festa do Desporto Escolar
A Festa do Desporto Escolar 2018, contou, como tem sido habitual nos últimos anos, com mais um conjunto de modalidades, denominadas Atividades Motoras Adaptadas (AMA), organizadas e desenvolvidas especificamente com o propósito de permitir a prática desportiva aos atletas com necessidades educativas especiais, com e sem deficiência. Ao longo de toda a semana, mais de 600 participantes tiveram a oportunidade de competir naquela que é a competição de desporto escolar mais importante do ano.
A Natação, a primeira modalidade desportiva a ser realizada, contou com um leque alargado de atletas oriundos de vários pontos da RAM, que competiram nas várias provas ao longo da manhã de segunda-feira. Apesar das medalhas terem sido distribuídas pelas várias instituições presentes, verificou-se uma predominância do CAO Funchal em Santo António (CAO Fx-SA), bem como do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF). No dia seguinte, o Goalball contou com cerca de 12 instituições que lutaram pelo troféu de melhor equipa do ano. Nos maiores de 16 anos, a sorte sorriu ao CAO Santa Cruz, depois de uma final muito competitiva com o CAO Machico (CAOM). Nos menores de 16 anos, o lugar principal do pódio foi alcançado pela CRPSF.
A semana continuou com a modalidade de Basquetebol, onde estiveram em competição, uma vez mais, diversas instituições divididas por vários escalões. No grupo de menores de 16 anos femininos, a vitória final sorriu à equipa da Escola B123/PE do Curral das Freiras e nos masculinos à CRPSF. Nos maiores de 16 anos masculinos, a competição foi dominada CRPSF que viu as suas equipas, masculina e feminina, a alcançar o primeiro lugar do pódio.
A competição continuou na parte da tarde de quarta-feira com a fase final da competição de Boccia. A Associação de Paralisia Cerebral da Madeira dominou esta competição, tendo conquistado o primeiro lugar do pódio em 4 das 5 classes, à excepção da classe BC2, cuja vitória foi alcançada por um atleta do CAOM.
Na quinta-feira, a competição de Atletismo, uma das mais participadas nas AMA, realizou-se na parte da manhã. Mais uma vez o CRPSF destacou-se pela sua participação positiva, alcançado o maior número de lugares no pódio. No mesmo dia, na parte da tarde a competição de Futebol trouxe novos vencedores, desta vez o CAO Funchal em Stº António (CAOFSA) no grupo de competição 1, o CAO Câmara de Lobos (CAOCL) no grupo de competição 2 e a CRPSF no grupo de competição de menores de 16 anos. 
No último dia da semana, o Circuito de Habilidades Motoras Básicas, a única atividade recreativa no calendário das AMA, concentrou um número elevado de participantes, oriundos de diversas escolas e instituições da Madeira, proporcionado assim a prática de atividade física a muitos jovens com maiores limitações. Na parte da tarde realizou-se a última atividade competitiva, tendo a baía do Funchal acolhido mais uma prova de Canoagem Adaptada, na qual, após uma luta intensa, o CAOM sagrou-se vencedor do K2 Feminino e o CAOCL do K1 Feminino. Na competição masculina, o CAOFSA esteve em destaque e venceu as competições K2 e K1.
Finalizada esta semana de tremendo esforço organizativo mas também de igual medida de satisfação por parte dos atletas envolvidos, resta-nos naturalmente agradecer a todos que nos ajudaram a transformar as Atividades Motoras Adaptadas da Festa do Desporto Escolar em mais um sucesso e um exemplo da vivência dos valores nobres da prática desportiva.