CERIMÓNIA DE ABERTURA 2017
FESTA DO DESPORTO ESCOLAR
Os Sonhos de Zarco
Comemorando os 600 anos da descoberta da Madeira
I - Fundamentação do tema
“Os sonhos de Zarco” é o título que propomos para a inspiração de mais um ano de desporto escolar, onde o movimento, a cor, a alegria irão servir de motor, de estímulo a alunos, professores e a comunidade educativa em geral, para que, em conjunto com as demais componentes educativas, possamos concretizar os grandes objetivos do ensino, ao longo de mais um ano escolar.
Porquê este título?
Estamos quase nos 600 anos da descoberta da madeira! Data comemorável para todos! Data que nos obriga a refletir e que também nos permite dar largas à imaginação, correr na linha do tempo para nos aproximarmos dos grandes heróis do mar que foram Homens e Mulheres que souberam seguir adiante, perante os grandes desafios da Vida;
Descobrir os sonhos de Zarco e perceber os percursos e resultados dos mesmos até aos dias de hoje;
Descobrir que afinal, tal como Zarco e os grandes descobridores, cada um de nós tem acesso a essa ferramenta tão importante que nos distingue dos irracionais: a arte de pensar, de sonhar, de ter ideais!
Trazer Zarco ao nosso convívio 600 anos depois e descobrir que outros mares e oceanos se nos apresentam como desafios que nos convidam a continuar a sonhar para outros patamares de conquistas e alegrias tal qual acontecera com o grande herói.
O Desporto Escolar, na sua oferta diversificada de educar, fora do contexto de sala de aula, permitirá a cada participante a descoberta dos seus próprios talentos. Entre jogos e escaladas, corridas e mergulhos, entre serras e mares, praças e ruas, no campo e nas cidades, convidaremos a cada uma das crianças e jovens a serem pequenos Zarcos na descoberta de si mesmos, na conquista das suas próprias capacidades. É importante tudo isto? Sim! Os alunos de hoje são os potenciais cidadãos, futuros dirigentes, médicos, agricultores, pais, amigos, os futuros construtores de uma terra boa e pacificada.
É esta a grande oferta do Desporto escolar ao longo do ano letivo 2016-17 e que, num culminar das imensas atividades, irá oferecer um espetáculo gímnico na cerimónia de abertura da grande festa do Desporto escolar, no final do ano letivo, cuja sinopse apresentamos:
“Na linha do tempo a partir dos sonhos de Zarco, encontramos os heróis do mar, que abrindo portas, tornaram-se em autênticos campeões registando de forma indelével na História da Humanidade novas possibilidades para o progresso; Sonhar é preciso.”
Sinopse da apresentação gímnica e teatral em grande dimensão
1º Ato – Heróis do Mar – Herói é uma pessoa que sonha e segue adiante.
Descobrir que numa época em que não existiam Ipads, internet, telemóveis, computadores, comunicação virtual, era permitido sonhar e avançar mesmo que os sonhos fossem povoados por temores, inseguranças, dando resposta às ansiedades próprias que nos atiram ao progresso; Os “pokemones” ainda não eram necessários já que se podia brincar com galinhas reais; O amor sempre existiu e moveu o mundo: Machim e Ana de Arfet, elementos importantes de uma grande descoberta. O que faz de nós um herói? Vamos à descoberta….
2º Ato – Na linha do tempo – tudo acontece
Transcrevemos as palavras de José Eduardo Franco, tiradas no prefácio do livro “Descobrimento da Ilha da Madeira”, que vai ao encontro da ideia principal deste segundo ato:
“ (…) Portugal é o país que tem a história mais longa de experiência global como protagonista e como agente do processo da globalização, no quadro do seu duplo movimento expansionista de horizonte planetário iniciado há 6 séculos: o primeiro movimento é da continuação da cruzada medieval, estendendo-se pelo Norte de África(…); o segundo, esse de perfil moderno, de expansão marítima de desbravamento de novas rotas oceânicas intercontinentais nos imensos mares desconhecidos inaugurado com a descoberta da Madeira em 1419.”
Este ato, “Na linha do tempo” irá refletir o processo progressivo da história do mundo em que Portugal faz história que se refletirá até os dias de hoje. A relação entre os povos, a globalização…
II PLANO REGIONAL CONTRA A VIOLENCIA DOMESTICA- 20015/2019
Adesão à campanha contra a violência no namoro – “Que queres?”
3º Ato – Sonhar é preciso
Sonhar, acreditar e fazer o que está correto… Novas exigências surgem na vida de cada Ser. Novos desafios, para além do mar… para além do espaço exterior que nos rodeia. O desafio da sua própria pacificação navegando no interior do Eu, em prol da felicidade.
Jovem, que queres? Que escolhes? Que fazes? Que aceitas? Eis as questões que deverás responder para a realização dos teus sonhos…
Continuar a obra do herói descobrindo as capacidades de cada um para fazer mais e melhor em prol de um mundo pacificado.
CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA PREPARAÇÃO DA CERIMONIA DE ABERTURA - 2017
1 - 19 outubro (4ª feira) 2016- Reunião com as escolas / núcleos da Educação especial, e todos os intervenientes para apresentação do projeto.
2 - outubro/novembro 2016 - Reunião para a aprendizagem das coreografias: 2 de novembro com os profs do 1º ciclo; 4 de novembro com os profs do 2º3º ciclo e sec; 7 - de novembro com os profs ensino especial e ensino recorrente e 3ª idade.
3 - janeiro/fevereiro 2017 – elaboração da banda sonora
4 - Finais de fevereiro 2017 – estudo das gravações das coreografias dos vários grupos, enviadas pelos professores para analise e avaliação. (será obrigatório)
5 - Ensaios parciais: de 6, 7, 8, 10, 20, 22, 24 e 27de março
6 - Ensaios gerais no Campo do Marítimo: 24 de abril; 19 de maio e 22 de maio
7- Reunião preparatória com os professores das escolas – 11 de maio
CERIMÓNIA DE ABERTURA 2016
FESTA DO DESPORTO ESCOLAR
RAM Somos MARavILHAS - 40 anos de autonomia
I - Fundamentação do tema
O ano 2016 será um ano comemorável para a Região Autónoma da Madeira: 40 anos de autonomia, de crescimento, de luta! Rodeados de mar e um céu brilhante, ainda capaz de ser estrelado, comemorar este quase jubileu, trazendo a dimensão humana daquilo que preenche a vida e que constitui o homem e a mulher Madeirense e Porto Santense, é a proposta deste projeto educativo que na sua dimensão desportiva e cultural fará desenrolar no campo do Marítimo um espetáculo de cor, magia e revelador!
O caminho percorrido ao longo destes 40 anos, e, numa abertura de novos caminhos, vamos espelhar que Somos RAM, somos Maravilhas… Esta temática envolve-nos em grandes reflexões, ideais para preencher a componente pedagógica, moral e ética do espetáculo.
Sinopse da apresentação gímnica e teatral em grande dimensão
1º Ato
Ao longo dos tempos o ser humano foi lutando, conquistando e vencendo para que a dignidade imperasse na vida das sociedades. Vivendo e se multiplicando entre mistérios e assombros, o Homem foi escrevendo uma história. Ultrapassando inquietudes e enganos, foi construindo a sua verticalidade.
Conta a lenda que galinholas e baleias discutiam o seu espaço: umas acreditavam que eram donas do mar, outras, que eram donas da terra; uma luta atroz acabou por lhes fazer sair do equívoco. Mais alto, outros valores se levantaram:
Honra, cortesia, controlo, sinceridade, coragem, amizade, respeito, modéstia, integridade, perseverança, energia, ânimo, transparência, autonomia, tais são os princípios dos desportos de combate que são praticados atualmente na RAM, e que de forma brilhante irão finalizar a luta dos irracionais, mostrando que vence a inteligência, o amor e o respeito pela vida.
Desta simbologia, surge no campo a bússola do tempo que revela uma nova etapa de uma vida com a data de 1976 – 2016.
Uma ponte é criada entre os homens onde irá imperar uma autonomia que perdura 40 anos de transformação e crescimento.
2º Ato
Os jovens irão liderar o momento trazendo as suas ideias, dúvidas e habilidades, abraçando os séniores que nos trazem conhecimento e experiência de vida aconselhando a reciclagem dos sentidos para que a autonomia ganhe cada vez mais a força necessária para a construção de um amanhã melhor.
Fazendo vénia, mostrando gratidão à força de um povo que foi capaz de ultrapassar as dificuldades, no passado, na construção da sua querida terra/ilha.
Na voz de Max poderemos sentir a força da ilha que é sentida pelo emigrante que de forma distante fez parte desta construção.
40 anos de construção em ilhas que se rodeiam por espelhos de água.
3º Ato
A criança é a força do amanhã.
A dimensão humana deste projeto transforma a RAM em MARavILHAS.
O Bailinho é nosso!
CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA PREPARAÇÃO DA CERIMONIA DE ABERTURA -2016
1- 08 de outubro (5ª feira) 2015- Reunião com as escolas / núcleos da Educação especial, e todos os intervenientes para apresentação do projeto.
2- Outubro 2015 - Reunião para a aprendizagem das coreografias: dia 15 de Outubro (5ªfeira) com os profs do 2º3º ciclo e sec; dia 19 de Outubro (2ª feira) com os profs do 1º ciclo; dia 18 de novembro (4ª feira) com os profs ensino especial; dia 20 de novembro (6ª feira) e os profs do ensino recorrente e 3ª idade.
3- Janeiro/Fevereiro 2015 – elaboração da banda sonora
4- Até 15 de fevereiro 2015 – estudo das gravações das coreografias dos vários grupos, enviadas pelos professores para analise e avaliação. (será obrigatório)
5- Inicio dos Ensaios parciais: de 23 de fevereiro a 13 de Abril + Porto Santo
6- Ensaios nos Barreiros: 19 ou 20 de abril/ ensaio repartido e 27 e 30 de Maio / ensaio geral
7- Reunião preparatória com os professores – 10 de maio
CERIMÓNIA DE ABERTURA 2015
FESTA DO DESPORTO ESCOLAR
O Nosso Mundo, A Nossa Dignidade, O Nosso Futuro
I - Fundamentação do tema
A escolha do tema atribui-se ao facto de o ano 2015 ter sido eleito o “Ano Europeu para o desenvolvimento”.
O lema do Ano Europeu é “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”.
Este lema reúne uma série de pensamentos e reflexões ideais para serem abordados na festa do desporto escolar, já que a cerimónia de abertura promove um momento de lazer onde a componente pedagógica, moral e ética preenchem o espetáculo. A partir de apresentações gímnicas e teatrais de grande dimensão, os alunos farão a abertura da grande festa que se pretende que seja acima de tudo educativa.
Sendo um dos objetivos do Ano Europeu:
“Sensibilizar para os benefícios decorrentes da política de cooperação para o desenvolvimento da União não apenas para os beneficiários da ajuda ao desenvolvimento da União mas também para os cidadãos da União, alcançar uma mais ampla compreensão da coerência das políticas numa perspetiva de desenvolvimento, e promover junto dos cidadãos da Europa e dos países em desenvolvimento um sentimento comum de responsabilidade, solidariedade e oportunidade, num mundo em mutação e cada vez mais interdependente.”
O nosso espetáculo irá centrar a sua mensagem no ponto dos objetivos que diz: “promover junto dos cidadãos da Europa e dos países em desenvolvimento um sentimento comum de responsabilidade, solidariedade e oportunidade, num mundo em mutação e cada vez mais interdependente”
Assim, tendo por base a história de “ O Principezinho” de Saint-Exupéry, o espetáculo irá evoluir para que a mensagem passe para os corações de todos os presentes, pois a necessidade atual do mundo abraçar a dignidade reflete na necessidade de compreendermos que “O essencial é invisível para os olhos...” no dizer de o Principezinho.”
1º ato – O mundo e nós – mudanças necessárias
2º ato – Nova geração – a geração do sentimento
3º ato – Interdependência com responsabilidade e compromisso
Sinopse do 1º ato
Construindo o mapa-mundo (alunos do 1º ciclo), os alunos irão representar as várias culturas, os vários povos, a situação atual: as grandes transformações e mudanças atuais que acontecem pela força do progresso que ultrapassa as forças humanas.
Sinopse do 2º ato
A nova geração traz consigo um novo sentimento que se junta à necessidade de solidariedade e de novas vivências éticas no mundo;
De vassoura na mão, os alunos do 1º ciclo “varrem” as tempestades criadas pela vida secular de consumismo, criando vazios e ilusões no coração humano, para fazer surgir o “ Principezinho” que há em cada um de nós.
Os mais pequenos trarão a mensagem de que é necessário “saber ver em cada coisa, em cada pessoa, aquilo que a define como especial, como única no mundo” e, que tudo isto pode ser aprendido, trazendo a força para “um sentimento comum de responsabilidade, solidariedade e oportunidade, num mundo em mutação e cada vez mais interdependente” que se pretende!
Sinopse do 3º ato
A dança promove o equilíbrio. Dançando para mudar.
“Interdependência com compromisso” - atuação conjunta de todos os participantes.
CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA PREPARAÇÃO DA CERIMONIA DE ABERTURA - 2015
Aprovado o ante projeto (agosto 2014) passar a:
1- Setembro 2014 – Elaboração/ Aprovação do projeto final;
2- Setembro/Outubro 2014 – elaboração do Guião; coreografias; sensibilização dos alunos para a criação dos núcleos
3- 07 de outubro 2014- Reunião com as escolas / núcleos da Educação especial, e todos os intervenientes para apresentação do projeto.
4- Outubro 2014 - Reunião para a aprendizagem das coreografias: dia 17 de Outubro com os profs do 2º3º ciclo e sec; dia 21 de Outubro com os profs do 1º ciclo; dia 24 de Outubro com os profs ensino especial, dia 19 de Novembro com os profs do ensino recorrente e 3ª idade.
5- Janeiro/Fevereiro 2014 – elaboração da banda sonora
6- De 16 a 27 de fevereiro 2015 – estudo das gravações das coreografias dos vários grupos, enviadas pelos professores para analise e avaliação. (será obrigatório)
7- Inicio dos Ensaios parciais: de 2 de Março a 21 de Abril + Porto Santo
8- Ensaios nos Barreiros: 29 de Abril, 22 e 25 de Maio
Ensaios Geral/dividido – 29 de Abril:
- 1º ciclo – das 9h00 às 12h30
- 2º3º e sec. – das 14h00 às 17h00
1º Ensaio geral - Dia 22 de Maio (sexta feira) Durante todo o dia;
2º Ensaio geral – Dia 25 de Maio (segunda feira) Durante todo o dia.