28 março 2024
caminho percorrido: Portal DRPRI

Visualizar informação

Colocações 5ª Ano, 1º Ciclo, Educação Pré-Escolar e Creches

Listas provisórias já estão consultáveis 15-07-2022 SRE / Direção Regional Planeamento Recursos Infraestruturas
Colocações 5ª Ano, 1º Ciclo, Educação Pré-Escolar e Creches

Estão já disponíveis, no sítio do PLACE 


https://place.madeira.gov.pt/place21/(S(fm2zozoyiwohbxgmuasyyftv))/nEntities/Public/PublicL0Entrada.aspx


as listas provisórias referente às colocações do 5º ano, 1º ciclo, educação pré-escolar e creches.


Para o efeito deverão aceder à página acima e clicar em Listas Colocações. Deve escolher a escola onde entregou a inscrição e ficará a conhecer a colocação obtida.


Segue-se uma fase de esclarecimentos, apresentação de dúvidas, procura de alternativas e reclamações no caso em que, por alguma razão, não tenha sido possível uma colocação na 1ª opção. Esse processo acontece na Escola onde foi entregue a inscrição que, por sua vez recorrerá aos serviços da SRE para tentar resolver a questão que for colocada.


A esmagadora maioria das colocações faz-se na 1ª opção anotada pelos encarregados de educação. Os casos de não colocação são resultantes, na maioria das situações, da não apresentação de segundas opções.


Os serviços educativos oferecidos na Região são maioritariamente garantidos pelos estabelecimentos públicos, sendo complementados pela oferta privada apoiada pelo Governo Regional. Desta forma, o sistema responde de forma quase cabal às necessidades. A oferta pública é mais relevante à medida que as idades crescem. Em resultado desta complementariedade, a taxa de frequência creche é dupla da nacional e a da pré-escolar é muito próxima dos 100%.


Há alguns casos (pontuais) onde a procura (crianças mais novas, da educação pré-escolar) excede a oferta. Mas tal procura é passível de ser resolvida, quer através da referida rede de estabelecimentos privados (subsidiados), quer por oferta em estabelecimentos próximos, em freguesias vizinhas.







Anexos

Descritores

elaborado em 2024 por plataforma place