A ETI na Madeira foi implementada em 1995/1996, depois de dois anos de aturado trabalho de campo, ao longo dos quais (alguns ainda se devem lembrar) foram visitadas TODAS as escolas da Região e feitas reuniões concelhias (plenárias) com TODOS os professores no activo que se interessaram pelo assunto.
As visitas às Escolas (eram quase trezentas em 1994) alongaram-se por quase ano e meio tiveram o acompanhamento do respectivo Delegado Escolar e dos inspectores Rosa e Macedo, enormes conhecedores de toda a rede de edifícios.
As reuniões concelhias reuniram, em alguns casos, centenas de professores, com a presença activa do Secretário Regional de então, Francisco Santos. Nas mesmas, foram expostas as intenções governamentais no referente ao reordenamento da rede escolar e, por consequência do mesmo, o modelo ETI. Foram ouvidos TODOS os docentes que se quiseram fazer ouvir. E foram recolhidas novas ideias que permitiram o aperfeiçoamento do que se implementou e que foi melhorando e ganhando consistência com o passar dos anos.
Em causa estava, nessa altura, o reordenamento da Rede Escolar Regional (processo só iniciado 10 anos depois, no resto do País).
A ideia que alguns tentam passar de que o modelo a Tempo Inteiro saiu de um gabinete tem memória curta e não tem qualquer sentido de realidade. Ou então, transporta alguma má-fé.
A ETI não é uma Escola diferente. Nem sequer é mais Escola. Apesar de ser mais qualquer coisa, em relação à Escola nacional (que pouco mudou de então para cá). Esta Escola (que dura 5 horas diárias) é a Escola do País, definida no Sistema Educativo Nacional, cuja alteração/mudança é da exclusiva responsabilidade da Assembleia da República. Perante esta limitação (ainda actual) a ETI regional nasce, acrescentando àquela Escola uma componente socioeducativa que inclui uma refeição, actividades de enriquecimento e outras de tempos livres. Onde se espera que as crianças se divirtam, aproveitando as instalações escolares de eleição que ali estão, disponíveis, nas horas extra-escolares.
Pelo que, avaliar a ETI com base nos resultados Escolares será avaliar a Escola nacional e não o modelo ETI, em si.
A grande mudança na Rede Regional concretiza-se nos 15 anos seguintes, encerrando edifícios menos próprios e redimensionando e construindo outros que constituem a actual rede escolar, de que nos orgulh