O DN, ontem, estabeleceu uma comparação entre o modelo de pagamento das refeições escolares dos Açores e da Madeira.
A Acção Social Educativa existe para disponibilizar serviços complementares à Educação no sentido desta ser acessível a todos.
Se o acesso aos serviços é generalizado, a forma como são acedidos é diferenciada (através do preço) a fim de reduzir ou eliminar os desequilíbrios sociais.
Assim, o modelo ASE é um modelo “desequilibrado” por natureza.
Ficou claro que o modelo da Madeira é mais vantajoso para as famílias e muito mais social. Mesmo depois do acerto actual, que originou esta semana inteira de sucessão de trabalhos do DN.
O que deve ter sido uma surpresa para muitos…
Os escalões 1 e 2 abrangem mais de 50% das crianças/alunos. E incluem todos os mais desfavorecidos. No 1º Ciclo, chegam a 57%. Na Madeira estes escalões (como é devido)são mais apoiados.
Na Madeira, são mais apoiados os mais desfavorecidos.
Nos Açores, apoiam-se também, de alguma forma, os mais favorecidos e apoia-se menos os menos desfavorecidos.
Não faremos juízos de valor sobre cada sistema. Os sistemas são como são. Cada um tem as suas opções. Entendemos que a nossa opção é a mais social. E que o sistema ASE é um sistema para actuar socialmente.