Estão já disponíveis, no sítio do PLACE
.
https://place.madeira.gov.pt/place21/(S(fm2zozoyiwohbxgmuasyyftv))/nEntities/Public/PublicL0Entrada.aspx
na opção - etiqueta COLOCAÇÕES
as listas provisórias referentes às colocações do 5º ano, 1º ciclo, educação pré-escolar e creches.
Para o efeito deverão aceder à página acima e clicar em Colocações. Deve escolher a escola onde entregou a inscrição e ficará a conhecer a colocação obtida.
Segue-se - durante a próxima semana, até 5ª feira - a fase de esclarecimentos, apresentação de dúvidas, procura de alternativas e reclamações no caso em que, por alguma razão, a colocação seja, ainda, insatisfatória. Esse processo acontece na Escola onde foi entregue a inscrição que, por sua vez recorrerá aos serviços da SRE para tentar resolver a questão que for colocada.
A esmagadora maioria das colocações faz-se na 1ª opção anotada pelos encarregados de educação. Os casos de não colocação, de todo, são resultantes, na maioria das situações, da não apresentação de segundas opções.
Os serviços educativos oferecidos na Região são maioritariamente garantidos pelos estabelecimentos públicos, sendo complementados pela oferta privada apoiada pelo Governo Regional. Desta forma, o sistema está equilibrado e responde de forma cabal às necessidades. A oferta pública é mais relevante à medida que as idades crescem. Em resultado desta complementaridade, a taxa de frequência na creche é dupla da nacional, já superando os 80% e a da pré-escolar é plena (atingindo os 100%).
Há alguns casos (muito pontuais) onde a procura pela Educação Pré-escolar pública (crianças mais novas) excede a oferta local, próxima. Mas tal procura é passível de ser resolvida, quer através da referida rede de estabelecimentos privados (subsidiados), quer por oferta em outros estabelecimentos públicos, na vizinhança. Não há crianças excluídas.
Procuram-se turmas com um número de alunos próximos dos 20 (é o referencial para onde se aponta, mas não se confunda o referencial com um máximo), sendo em muito maior número as turmas com menos de 20 alunos do que aquelas em que o mesmo é excedido. Tal acontece, apenas, nas escolas muito procuradas, pelas famílias, até números máximos admissíveis (cerca dos 23).
No 5º Ano, a opção escolhida por todos os aluno (100%) é a escola de colocação.
No 1ºAno é garantida a colocação em 1ª prioridade para 90% dos alunos (e para todos os moradores na área geográfica da escola).
Na EPE é residual (1%) a não colocação das crianças na escola de morada, havendo sempre uma alternativa próxima.
elaborado em 2024 por plataforma place