30 outubro 2024
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Colocações 5ª Ano, 1º Ciclo, Educação Pré-Escolar e Creches

Listas provisórias 2024, já disponíveis, para consulta, no sítio do PLACE 12-07-2024 SRE / Direção Regional Planeamento Recursos Infraestruturas
Colocações 5ª Ano, 1º Ciclo, Educação Pré-Escolar e Creches

Estão já disponíveis, no sítio do PLACE

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https://place.madeira.gov.pt/place21/(S(fm2zozoyiwohbxgmuasyyftv))/nEntities/Public/PublicL0Entrada.aspx

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na opção - etiqueta COLOCAÇÕES

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as listas provisórias referentes às colocações do 5º ano, 1º ciclo, educação pré-escolar e creches.

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Para o efeito deverão aceder à página acima e clicar em Colocações. Deve escolher a escola onde entregou a inscrição e ficará a conhecer a colocação obtida.

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Segue-se - durante a próxima semana, até 5ª feira - a fase de esclarecimentos, apresentação de dúvidas, procura de alternativas e reclamações no caso em que, por alguma razão, a colocação seja, ainda, insatisfatória. Esse processo acontece na Escola onde foi entregue a inscrição que, por sua vez recorrerá aos serviços da SRE para tentar resolver a questão que for colocada.

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A esmagadora maioria das colocações faz-se na 1ª opção anotada pelos encarregados de educação. Os casos de não colocação, de todo, são resultantes, na maioria das situações, da não apresentação de segundas opções.

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Os serviços educativos oferecidos na Região são maioritariamente garantidos pelos estabelecimentos públicos, sendo complementados pela oferta privada apoiada pelo Governo Regional. Desta forma, o sistema está equilibrado e responde de forma cabal às necessidades. A oferta pública é mais relevante à medida que as idades crescem. Em resultado desta complementaridade, a taxa de frequência na creche é dupla da nacional, já superando os 80% e a da pré-escolar é plena (atingindo os 100%).

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Há alguns casos (muito pontuais) onde a procura pela Educação Pré-escolar pública (crianças mais novas) excede a oferta local, próxima. Mas tal procura é passível de ser resolvida, quer através da referida rede de estabelecimentos privados (subsidiados), quer por oferta em outros estabelecimentos públicos, na vizinhança. Não há crianças excluídas.

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Procuram-se turmas com um número de alunos próximos dos 20 (é o referencial para onde se aponta, mas não se confunda o referencial com um máximo), sendo em muito maior número as turmas com menos de 20 alunos do que aquelas em que o mesmo é excedido. Tal acontece, apenas, nas escolas muito procuradas, pelas famílias, até números máximos admissíveis (cerca dos 23).

No 5º Ano, a opção escolhida por todos os aluno (100%) é a escola de colocação. 

No 1ºAno é garantida a colocação em 1ª prioridade para 90% dos alunos (e para todos os moradores na área geográfica da escola). 

Na EPE é residual (1%) a não colocação das crianças na escola de morada, havendo sempre uma alternativa próxima. 

Na creche, com uma cobertura excecional, comparada com o todo nacional, a taxa de frequência já supera os 80% o que apenas não permite assegurar a colocação imediata de crianças recém-nascidas (e que só mais para o final do ano perfazem os 5 meses necessários para a frequência), em algumas zonas.

Anexos

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