30 outubro 2024
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Colocações 5ª Ano, 1º Ciclo, Educação Pré-Escolar e Creches

Listas provisórias de 2023 já estão disponíveis para consulta 14-07-2023 SRE / Direção Regional Planeamento Recursos Infraestruturas
Colocações 5ª Ano, 1º Ciclo, Educação Pré-Escolar e Creches

Estão já disponíveis, no sítio do PLACE

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https://place.madeira.gov.pt/place21/(S(fm2zozoyiwohbxgmuasyyftv))/nEntities/Public/PublicL0Entrada.aspx

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na opção - etiqueta COLOCAÇÕES

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as listas provisórias referente às colocações do 5º ano, 1º ciclo, educação pré-escolar e creches.

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Para o efeito deverão aceder à página acima e clicar em Colocações. Deve escolher a escola onde entregou a inscrição e ficará a conhecer a colocação obtida.

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Segue-se - durante a próxima semana, até 5ª feira - a fase de esclarecimentos, apresentação de dúvidas, procura de alternativas e reclamações no caso em que, por alguma razão, não tenha sido possível uma colocação na 1ª opção. Esse processo acontece na Escola onde foi entregue a inscrição que, por sua vez recorrerá aos serviços da SRE para tentar resolver a questão que for colocada.

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A esmagadora maioria das colocações faz-se na 1ª opção anotada pelos encarregados de educação. Os casos de não colocação, são resultantes, na maioria das situações, da não apresentação de segundas opções.

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Os serviços educativos oferecidos na Região são maioritariamente garantidos pelos estabelecimentos públicos, sendo complementados pela oferta privada apoiada pelo Governo Regional. Desta forma, o sistema responde de forma cabal às necessidades. A oferta pública é mais relevante à medida que as idades crescem. Em resultado desta complementariedade, a taxa de frequência na creche é dupla da nacional e a da pré-escolar é muito próxima dos 100%.

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Há alguns casos (muito pontuais - apenas 3 escolas) onde a procura pela Educação Pré-escolar pública (crianças mais novas) excede a oferta. Mas tal procura é passível de ser resolvida, quer através da referida rede de estabelecimentos privados (subsidiados), quer por oferta em outros estabelecimentos públicos, próximos.

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Procuram-se turmas com um número de alunos próximos dos 20, sendo em muito maior número as turmas com menos do que esse valor do que aquelas em que o mesmo é excedido. Tal acontece, apenas até números máximos admissíveis (cerca dos 23) onde a procura - pelas famílias - é grande.


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