O Conselho Nacional de Juventude (CNJ) vai promover um debate em torno do tema "A Interioridade e os Desafios da Emancipação Jovem", integrado nas Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, seguido da apresentação de conclusões/recomendações por parte dos jovens a Sua Excelência o Presidente da República. O evento terá lugar em Lamego, no dia 9 de junho de 2015.
As atuais gerações de jovens prolongam a sua dependência económica até idades bastante avançadas, adiando projetos de vida e comprometendo a vivência da sua cidadania, de uma forma plena. Para alcançar a autonomia, os jovens precisam de ter acesso a cuidados de saúde, a uma educação de qualidade, a um emprego digno, a uma habitação, entre outros direitos essenciais. A juventude portuguesa confronta-se com inúmeras dificuldades para alcançar a desejada autonomia, mas essas dificuldades variam consoante a origem geográfica, económica ou sociocultural. A diversidade é inerente à condição juvenil e, por isso, pretendemos debater como é que os jovens dos territórios do interior, com baixa densidade populacional, vivenciam a emancipação jovem.
Queremos recolher as opiniões e recomendações dos jovens sobre os Desafios da Emancipação, abrindo assim a discussão a todos/as que não podem estar em Lamego, no dia 9.
O teu contributo é muito bem vindo - participa! Acede aqui ao formulário.