O Clube Aventura da Madeira, em parceria com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, apresenta a 1.ª Edição da Ultra Skymarathon® Madeira que se realizará em Santana, nos dias 6 e 7 de setembro, sendo a primeira prova desta distância do Skyrunning, em Portugal.
A competição na USM 59km irá apurar o campeão nacional na distância de ultramaratona de Skyrunning, prevendo-se uma elevada participação e competitividade por parte dos entusiastas da modalidade.
O evento irá divulgar os espaços naturais de Santana para a prática desportiva, em especial para a corrida técnica de dificuldade elevada, associando o potencial turístico dos percursos pedestres, da fauna e flora, da cultura e tradições do concelho.
Com o objetivo de abranger o maior número de praticantes, o evento é constituído por três provas de diferentes distâncias: a Ultra Skymarathon® Madeira - (USM 59 km 3300m D+), a Santana SkyTrail (SST 21 km 800m D+) e o Mini SkyTrail Fura Bardos (MSTFB 11km 270m D+).
A corrida técnica de dificuldade na vertente de Skyrunning é uma modalidade que tem vindo a crescer de forma exponencial em todos os países do mundo, especialmente Itália e França. Esta modalidade foi criada no início dos anos 90, estabelecendo-se novos recordes de ascensão e provas no Monte Branco e Monte Rosa.
A 6 e 7 de setembro, pretende-se viver o espírito do Skyrunning em Santana, proporcionando um desafio desportivo entre o mar e as montanhas mais altas da Ilha!
Fonte: Clube Aventura da Madeira