Na próxima quarta-feira, dia 4 de abril, tem lugar a cerimónia relativa ao aniversário da Revolta da Madeira.
As comemorações ocorrerão na Rotunda do Largo Charles Conde de Lambert, pelas 10h30."A Revolta da Madeira, também conhecida como Revolta das Ilhas ou Revolta dos Deportados, foi um levantamento militar contra o governo da Ditadura Nacional (1926-1933) que ocorreu na ilha da Madeira, iniciando-se na madrugada de 4 de abril de 1931.
A 8 de abril, o levantamento alastrou a algumas ilhas dos Açores e, a 17 de abril, alastrou, também, à Guiné Portuguesa. Existiram tentativas de levantamento militar em Moçambique e na ilha de São Tomé, que falharam logo no início.
Os levantamentos militares, planeados para o continente, nunca ocorreram.
Na Madeira, os revoltosos conseguiram apoio popular, aproveitando-se do descontentamento gerado pela política económica restritiva do Governo para minorar os efeitos da crise internacional de 1929.
O levantamento só foi neutralizado a 2 de maio, com o envio de uma expedição militar que enfrentou as forças revoltosas durante sete dias de combate. Depois da neutralização do levantamento na Madeira, a 6 de maio de 1931 os militares revoltosos na Guiné Portuguesa também se renderam."