Realizaram-se, nos dias 2 e 9 de março, Sessões de Divulgação sobre o Programa Eurodisseia, no Centro de Juventude do Funchal. Os álbuns de fotografias estão disponíveis em anexo.
Uma iniciativa da Direção Regional de Juventude e Desporto, que contou com a participação de dezenas de jovens, que encheram a sala para saber mais sobre este Programa, promovido pela Assembleia das Regiões da Europa (ARE) desde 1985, que tem como objetivo estabelecer o intercâmbio de jovens entre as diferentes Regiões da Europa, proporcionando-lhes uma experiência profissional no estrangeiro.
Para além da apresentação do programa, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho de Cátia Vares e Décio Cardoso, jovens arquitetos que realizaram um estágio na Catalunha, no âmbito do Eurodisseia, e que partilharam com o grupo a sua experiência, os receios e os desafios que vivenciaram.
Note-se que, na Região Autónoma da Madeira, este Programa é coordenado pela Direção Regional de Juventude e Desporto, à qual compete selecionar os estagiários que detêm o perfil para realizar um estágio profissional numa região europeia, bem como suportar os custos das viagens entre a Madeira e a Região onde se realiza o estágio.
Os candidatos devem ter idades entre os 18 e os 30 anos, possuir formação profissional ou um curso superior. Os estágios têm uma duração média de quatro a oito meses, em domínios muito diversificadas, nomeadamente na área da arquitetura, engenharia, hotelaria, serviço social, gestão, entre outras disponibilizadas por cada região de acolhimento.
As vantagens oferecidas por este programa são muito amplas, pois para além do estágio ser remunerado, os jovens têm asseguradas as despesas de alojamento, seguro, formação linguística, atividades culturais e um certificado de participação.
As candidaturas decorrem de janeiro a dezembro, conforme os períodos definidos por cada região do programa, num dos seguintes países: Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Chipre, Croácia, Espanha, França, Geórgia, Itália, Roménia, Sérvia e Suíça.