Decorre hoje, na Assembleia Legislativa da Madeira, a Sessão Regional do Programa Parlamento dos Jovens - Secundário, com o tema "Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?".
Este ano contamos com a participação de 11 escolas do ensino secundário e profissional, a saber:
- Conservatório + Escola Profissional de Artes;
- Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral;
- Escola B+S D. Lucinda Andrade;
- Escola B+S da Ponta do Sol;
- Escola B+S de Machico;
- Escola B+S Dr. Ângelo Augusto da Silva;
- Escola B+S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas;
- Escola B+S Gonçalves Zarco;
- Escola B+S Padre Manuel Álvares;
- Escola Complementar do Til - Apel;
- Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira.
Nesta manhã de trabalhos, após a Sessão de Abertura com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Tranquada Gomes e do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, decorreu o período de perguntas à Deputada da Assembleia Legislativa da Madeira, Fernanda Cardoso.
Seguiu-se a apresentação dos Projetos de Recomendação e respetivo debate na Generalidade, com pedidos de esclarecimento entre as várias escolas. Procedeu-se à votação e agora trabalha-se em grupos, na especialidade, para apresentação de propostas de alteração.
A sessão foi presidida pelo jovem Vasco Frazão (da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva), coadjuvado por Nina Jokisic (Vice-Presidente e aluna da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco) e Miguel Costa (Secretário, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira).
Esta é uma iniciativa da Assembleia da República, sendo que a Direção Regional de Juventude e Desporto coordena, a nível regional, o Programa Parlamento dos Jovens no âmbito do Ensino Secundário.
A Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol e o Conservatório - Escola Profissional das Artes representarão a Região Autónoma da Madeira na Sessão Nacional, que decorre na Assembleia da República, a 23 e 24 de maio.
O álbum de fotografias está disponível em anexo.