A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD), promoveu hoje, dia 3 de dezembro, no Centro de Juventude do Funchal, uma formação dirigida a jovens com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos, nas áreas de atendimento ao público e competências digitais, com vista a poderem integrar o Programa Regional Juventude Ativa. O álbum de fotografias está disponível em anexo.
O Programa Juventude Ativa proporciona aos jovens a oportunidade de colaborar nas Lojas de Juventude da Região Autónoma da Madeira, enquanto espaços públicos que disponibilizam o acesso gratuito à internet e serviços de informação juvenil.
Os jovens colocados têm a responsabilidade de assegurar o bom funcionamento das Lojas de Juventude, pelo que esta formação visa dotá-los das competências necessárias ao desenvolvimento das suas funções, a partir de janeiro de 2016.
Este ano inscreveram-se 70 jovens, sendo que 36 candidatos transitaram para o processo de seleção em curso, nomeadamente uma formação que visa dotar os candidatos de novas competências na gestão logística e de atendimento ao público, informação juvenil, bem como de aptidões transversais nas tecnologias de informação.
Atendendo ao facto do funcionamento das lojas de juventude ser unicamente assegurado por jovens, este recrutamento pretende igualmente criar uma bolsa de candidatos, à qual a DRJD pode, a qualquer momento, recorrer para integrar o programa, ao longo do ano.
Dada a versatilidade do Programa Juventude Ativa, que se adequa à disponibilidade em termos de horário de colaboração por parte dos jovens, esta bolsa vem colmatar a mutabilidade, garantindo assim a disponibilização deste serviço ao público, de modo permanente.
Os participantes no Programa Juventude Ativa têm direito, durante o período de prestação da atividade, a uma compensação monetária de € 2,50 por hora, nos dias úteis e de € 5,00 nos fins de semana e feriados.
De entre as potencialidades deste programa destacam-se o desenvolvimento pessoal, social e comunicacional dos jovens, bem como a aquisição de competências tecnológicas e de conhecimentos transversais na área da juventude.