A Direção Regional de Juventude e Desporto promoveu esta amanhã, no Auditório da Direção Regional de Qualificação Profissional, a Ação de Formação “Educação para a Saúde na Piscina”.
O álbum de fotografias da sessão está disponível aqui.
A iniciativa teve como principal objetivo promover a partilha de conhecimentos, experiências, práticas e orientações, que visem a promoção da educação para a saúde na e da piscina.
A ação contou com a presença do Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes e a moderação dos trabalhos esteve a cargo do atleta e velejador João Rodrigues.
O programa foi composto por um painel de preletores de referência nesta área, a nível regional, e as temáticas abordadas reportaram ao impacto da construção de piscinas públicas no fenómeno desportivo aquático, a manutenção eletromecânica dos equipamentos, os procedimentos em caso de contaminação e de prevenção da qualidade da água, a regulamentação em vigor e a apresentação dos Estudos “A avaliação dos parâmetros microbiológicos (bacteriológicos e micológicos)” e “A avaliação dos riscos para a saúde associados ao utilizador”.
Com cerca de 80 participantes, a formação teve como destinatários: técnicos superiores e docentes que lecionam atividades curriculares e extracurriculares sob a coordenação da Direção de Serviços do Desporto Escolar, dirigentes e treinadores dos Clubes com atividade nas piscinas, gestores desportivos autárquicos, gestores de piscinas, alunos da Universidade da Madeira, trabalhadores da Direção Regional de Juventude e Desporto e do setor privado, que tenham como função particular o tratamento da água das piscinas e técnicos de entidades que utilizam as piscinas públicas.
Esta atividade contou com o apoio da Direção Regional de Planeamento, Recursos e Infraestruturas, do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM (Laboratório Regional de Saúde Pública e Laboratório Regional de Veterinárioa e Segurança Alimentar) e da Enkrott (empresa especializada no setor de tratamento de águas).