Os desafios da sociedade do conhecimento exigem, cada vez mais, novas respostas às contingências provocadas pela globalização e pela inovação tecnológica, de modo a que o crescimento das sociedades assuma uma trajetória de desenvolvimento sustentada.
É com base nestas premissas, que o Governo Regional da Madeira coloca especial ênfase no apoio ao movimento associativo juvenil, dada a grande preponderância que este assume em termos de estímulo ao empreendedorismo jovem, à promoção de projetos de cariz social, cultural, desportivo, artístico e ambiental, entre outros âmbitos de atividades, com impacto local, regional e internacional.
O Encontro Regional AJE - Associativismo Juvenil e Estudantil, promovido pela Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, constitui um marco na relevância que este setor assume na concretização das políticas públicas de juventude.
Este evento inicia-se hoje e termina no domingo, no Hotel Meliã Madeira Mare e visa congregar cerca de 60 dirigentes associativos, em torno do debate de novas metodologias de ação, participação e inovação social. Para o efeito, os trabalhos serão dinamizados por dois formadores com um percurso internacional, que partilharão novas abordagens de concetualização de projetos e formalização de candidaturas a fundos europeus, aprofundamento de noções e boas práticas de novos modelos de financiamento social do tipo orçamento participativo e crowdfunding, bem como estratégias de “design thinking”, gestão social e corporativa.
Este Encontro Regional conta com a presença da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), que no primeiro dia se juntará à sessão de abertura, presidida pelo Secretário Regional de Educação e fará uma retrospetiva da evolução do associativismo em Portugal e dos principais desafios que estas coletividades enfrentam na sua prática quotidiana.
A vinda da FNAJ à Madeira servirá, igualmente, para reforçar o estreitamento do trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos com a Direção Regional de Juventude e Desporto, na disponibilização de um conjunto de serviços às associações juvenis, mediante a celebração de um protocolo de colaboração.
A adesão a este evento manifestou-se muito positiva, prevendo-se a participação de cerca de trinta organizações de juventude da Madeira, entre as quais se referencia, a título de exemplo, associações de estudantes do ensino secundário e superior, associações musicais, ambientais, associações de cariz cultural, recreativo e de âmbito social.
Com este tipo de iniciativas o Governo Regional pretende capacitar as associações com mecanismos e competências de atuação, de modo a potenciar uma ação ainda mais inovadora e autossustentada, maximizando o papel que estas desempenham junto dos jovens e das suas comunidades locais.
O álbum de fotografias do evento está disponível aqui.