Reuniu esta manhã, no Centro de Juventude do Funchal, o Conselho de Juventude da Madeira (CJM), órgão consultivo do Secretário Regional de Educação, membro do Governo Regional responsável pela área da juventude.
O Conselho reúne 3 vezes por ano, sendo esta a primeira reunião desta legislatura, e a ordem de trabalhos contemplou a apresentação dos representantes do CJM, a apresentação das linhas estratégicas para a juventude definidas no Programa do XII Governo Regional da Madeira e a constituição de Comissões de Trabalho para apresentação de propostas de temas a debater nas próximas reuniões do Conselho. O álbum de fotografias está disponível em anexo.
O Secretário Regional de Educação, que preside aos trabalhos, tomou a palavra para apresentar as principais linhas orientadoras da política de juventude deste Governo:
1 - Aprofundar o diálogo estruturado entre os decisores políticos e os jovens.
2. Incentivar o associativismo juvenil.
3. Disseminar a educação não formal (programa juvenis regionais, nacionais e internacionais)
4. Incrementar a mobilidade para fins de aprendizagem.
5. Promover a cooperação para a inovação e boas práticas.
6. Privilegiar o acesso à informação de interesse juvenil.
7. Diagnosticar a realidade juvenil madeirense.
8. Reforçar a intervenção psicossocial.
9. Impulsionar o empreendedorismo e a criatividade dos jovens.
10. Dinamizar o turismo social juvenil.
11. Desenvolver uma maior identificação dos jovens com a Europa.
O Presidente do CJM enfatizou, neste contexto, a ação estratégica da Direção Regional de Juventude e Desporto, enunciando as diversas iniciativas e instrumentos que o Governo Regional coloca ao serviço da juventude nesta área.
Seguiu-se a constituição de grupos de trabalho, com o objetivo dos Conselheiros sugerirem possíveis temáticas de interesse para as próximas reuniões do Conselho, sendo que as Comissões foram muito interventivas e daí surgiu uma panóplia de propostas que serão agora analisadas no sentido de serem operacionalizadas nos próximos encontros ou, eventualmente, em reuniões extraordinárias.
Note-se que neste órgão têm assento membros do Governo Regional (Secretário Regional de Educação, Diretor Regional de Juventude e Desporto e representantes das Secretarias Regionais), bem como representantes das Associações Juvenis inscritas no Registo Regional do Associativismo Jovem, das Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Superior sediadas na RAM, das Associações de Escutismo e Guidismo, dos Movimentos Juvenis da Diocese do Funchal, dos Departamentos de Juventude das Uniões Sindicais Juventudes Partidárias e dos Conselhos Municipais de Juventude, quando existam.
Estão ainda representadas Associações de diferentes âmbitos: a Associação de Municípios da RAM, a Associação de Casas do Povo da RAM, a Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação da Madeira, a Associação de Jovem Empresários da Madeira e a Associação de Jovens Agricultores da Madeira.
O CJM expressa a vontade política do Governo Regional de impulsionar medidas concretas dirigidas aos jovens, em diferentes âmbitos e, enquanto órgão constituído por representantes dos diversos setores governamentais, civis e juvenis, assume um papel preponderante na sua auscultação e na veiculação das políticas regionais de juventude.