A Direção Regional de Juventude e Desporto promove amanhã, 27 de novembro, no Centro de Juventude do Funchal, uma formação dirigida aos jovens que concorreram ao Programa Juventude Ativa. A sessão de abertura contará com a presença do Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos e do Diretor Regional de Juventude e Desporto.
O Programa Juventude Ativa proporciona a oportunidade aos jovens de colaborar nas Lojas de Juventude da Região Autónoma da Madeira, enquanto espaços públicos que disponibilizam o acesso gratuito à internet e serviços de interesse para a juventude.
Os jovens colocados têm a responsabilidade de assegurar o bom funcionamento das Lojas de Juventude, pelo que esta formação pretende dotá-los com as competências necessárias e adequadas para o desenvolvimento das suas funções, a partir de janeiro de 2015.
Este ano candidataram-se 95 jovens, sendo que 56 integram o processo de seleção em curso, nomeadamente com a frequência desta formação na área do atendimento ao público e das tecnologias de informação.
Atendendo ao facto do funcionamento das Lojas de Juventude ser unicamente assegurado por jovens, este recrutamento pretende igualmente criar uma bolsa de candidatos, à qual a DRJD poderá recorrer a qualquer momento para integrar o programa, ao longo do ano.
Dada a versatilidade do programa se adequar à disponibilidade em termos de horário de colaboração por parte dos jovens, esta bolsa vem colmatar a mutabilidade dos jovens, garantindo deste modo a disponibilização deste serviço, de modo permanente, ao público.
O jovem participante no Programa Juventude Ativa tem direito, durante o período de prestação da atividade, a uma compensação monetária de € 2,50 por hora, nos dias úteis e de € 5,00 nos fins de semana e feriados.
De entre as potencialidades do programa destacam-se o desenvolvimento pessoal, social e comunicacional dos jovens, bem como a aquisição de competências tecnológicas e de conhecimentos transversais na área da juventude.