Realizou-se ontem à tarde, no Centro de Juventude do Funchal, o Workshop subordinado ao tema “Serviço Voluntário Europeu: A Europa nas Tuas Mãos”, que contou com a presença do Diretor Regional de Juventude e Desporto, Rui Anacleto Alves, e da Diretora de Serviços de Juventude, Rosária Sardinha, na sessão de abertura.
O workshop teve o contributo de diversas entidades que, na Região Autónoma da Madeira, possuem acreditação para enviar, receber e coordenar voluntários no âmbito deste programa. Também com o objetivo de promover a reflexão, o debate e a partilha de experiências, a sessão contou com o testemunho de jovens de várias nacionalidades, a realizar voluntariado na RAM.
O álbum de fotografias está disponível em anexo.
O voluntariado assume hoje um inegável papel a nível do desenvolvimento pessoal, social e comunitário, e o SVE constitui um relevante instrumento de participação ativa em diversas áreas de interesse juvenil, proporcionando aos jovens um conjunto de experiências no âmbito da sua educação não formal, mediante a realização de um serviço de voluntariado num país da Europa, que não o seu país de residência.
Paralelamente aos benefícios acrescidos para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas valências, aprendem novas línguas e descobrem outras culturas.
A integração numa entidade de outro país europeu constitui, por excelência, um meio de complementar a sua formação curricular e adquirir novas competências essenciais a uma melhor transição para o mundo profissional.
O Serviço Voluntário Europeu...
Objetivos:
Desenvolver a solidariedade e promover uma cidadania ativa e um entendimento mútuo entre os jovens.
Público-alvo:
Jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos (os voluntários com menos oportunidades podem participar a partir dos 16 anos de idade).
Atividades:
Os jovens voluntários prestam atividades de acordo com as suas preferências e formação, nomeadamente nas seguintes áreas de intervenção: cultura, juventude, desporto, serviço social, património cultural, arte, protecção civil, ambiente, cooperação para o desenvolvimento, multimédia.
Duração:
O SVE tem uma duração máxima de 12 meses (para SVE de longa duração) e de 2 semanas (para SVE de curta duração).
Direitos:
- Custo de viagem e seguro;
- Alojamento;
- Dinheiro de bolso para despesas correntes variável em função do nível de vida do país;
- Acompanhamento e supervisão pela entidade de envio e acolhimento;
- Curso de formação linguísticocultural.