Foi apresentada esta tarde, em conferência de imprensa, a edição de 2014 do Programa Jovem em Formação, que este ano decorre de 2 de julho a 31 de agosto.
A sessão decorreu na sede da Direção Regional de Juventude e Desporto, no edifício Ateneu, e contou com a presença de Jaime Freitas, Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos; Rui Anacleto Alves, Diretor Regional de Juventude e Desporto e Martin Freitas, da Direção Regional de Informática.
Este programa tem como objetivos o reforço da componente formativa e de socialização dos jovens, a promoção do seu sentido de responsabilidade e a sua preparação, para uma futura inserção na vida ativa.
Note-se que o processo de inscrição e de gestão dos processos inerentes à atribuição de vagas (quer para as entidades, quer para a colocação dos jovens) conta com um novo instrumento de trabalho, disponibilizado pela Direção Regional de Informática, nomeadamente uma plataforma digital, alojada no datacenter do Governo Regional, que permitirá agilizar os procedimentos.
Com esta nova ferramenta, serão disponibilizadas novas aplicações e funcionalidades, que tornam mais eficiente a dialética comunicacional entre as entidades, os jovens e a DRJD, entre outras novidades, como a visualização da localização geográfica dos serviços, nos quais os candidatos pretendem desenvolver as suas atividades.
Dada a panóplia de atividades e serviços, este programa de ocupação dos tempos livres assume um papel de relevante importância, permitindo a largas centenas de participantes dispor de um conjunto de oportunidades, que os ajudará na transição entre o ensino e a vida ativa, tornando-os mais responsáveis a nível pessoal, social e profissional.
Este ano, estão previstas cerca de 1200 vagas para os meses de julho e agosto, tendo os participantes direito a auferir de uma bolsa de compensação, que é variável em função das horas de atividade prestadas, e que poderão variar entre os 100,80€ e os 171,60€, consoante colaborem durante a semana ou aos fins de semana.
Presentemente, encontram-se abertas as inscrições para as entidades interessadas no acolhimento de jovens, mediante o acesso à plataforma, disponível no portal da DRJD (em www.madeira-edu.pt/drjd), até 21 de março. As inscrições para os jovens decorrerão de 1 a 30 de abril, seguindo os mesmos moldes.
O mapa de colocações será divulgado no portal desta Direção Regional, a partir de 16 de junho.
O álbum de fotografias da conferência de imprensa está disponível em anexo.