Decorreram nos dias 14 e 15 de maio a Sessão Nacional do programa Parlamento dos Jovens e do concurso Euroscola, ao nível do Secundário.
O tema escolhido para este ano foi “Igualdade de Género: Um Debate para Tod@s!”
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, que procura incentivar o seu interesse pela participação cívica e política.
Nesta edição inscreveram-se 459 escolas ao nível do ensino secundário, estando representados todos os Distritos, as Regiões Autónomas, bem como os círculos da Europa e de Fora da Europa.
O dia 14 de maio foi marcado pelas reuniões das Comissões com destaque para o debate, na generalidade e na especialidade, dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob orientação de Deputados/as da Assembleia da República em representação dos Grupos Parlamentares.
Do programa para este dia constou ainda a redação final do Projeto de Recomendação da Comissão e seleção das perguntas a apresentar no Plenário, assim como o concurso Euroscola.
A abertura solene do Plenário a 15 de maio foi realizada pela Vice-Presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro, seguida do período de perguntas aos/às Deputados/as da Assembleia da República, o debate da Recomendação à Assembleia da República e a votação final global da Recomendação.
O encerramento da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens ficou a cargo da Coordenadora do Grupo de Trabalho Parlamento dos Jovens da Comissão de Educação e Ciência, Laura Monteiro Magalhães.
A Região Autónoma da Madeira foi representada pelas seguintes escolas e elementos:
- Escola Básica e Secundária de Santa Cruz: Francisca Marujo (porta-Voz), Marco Estrela (deputado), Ricardo Gomes (jornalista) e Cristina Pita (professora).
- Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares: Tomás Fernandes (deputado), Letícia Gonçalves (deputada), Jenny Francisco (jornalista) e Fátima Mendes (professora).
- Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira: Rodrigo Freitas (deputado), Andrew Santos (jornalista) e Alexandrina Alves (professora).
O concurso Euroscola foi representado pela Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol através dos alunos Diana Aguiar e Ricardo Caldeira e pela docente Ana Cristina Olival.