No próximo domingo tem início o Rali Dakar 2014, uma edição mais longa e mais dura, com o francês Stéphane Peterhansel à procura da sexta vitória nos carros e com três portugueses candidatos assumidos à vitória nas motas.
O mais importante rali todo o terreno do Mundo terá este ano uma caraterística inédita: itinerários diferenciados para carros e motas.
Os pilotos dos carros e dos camiões enfrentam 9.374 quilómetros, dos quais 5.552 cronometrados, repartidos por 13 etapas na Argentina e no Chile, enquanto as motas e os “quads” terão de percorrer 8.734, incluindo 5.228 de troços cronometrados, também em 13 etapas, mas com uma passagem - igualmente inédita - pela Bolívia.
De acordo com o diretor da prova, o francês Étienne Lavigne, o Dakar deste ano será “mais longo, mais alto e mais radical”, mais próximo da prova que se disputava no continente africano. “O Dakar é sempre difícil, é o rali mais duro do Mundo. Com dois dias de etapa-maratona, estamos a regressar à origem da disciplina em África, sem logística de apoio para as motas”, explicou.
Nesta edição do Dakar - que decorre de 5 a 18 de janeiro - participam 446 veículos, dos quais 41 “quads”, 71 camiões, 150 automóveis e 174 motas.
Fonte: SportInforma/Lusa (adaptado)