Num total de 3 rounds, a Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação, que apoia os jovens e as associações, a educação não formal e o diálogo estruturado, aprovou este ano 264 projetos.
Entre iniciativas jovens e intercâmbios, serviço voluntário europeu, projetos de cooperação com países vizinhos da União Europeia, formação e ligação em rede dos profissionais ativos no domínio da juventude e encontros de jovens e responsáveis pelas políticas de juventude, foi aplicada uma verba de 4.495 milhões de euros.
Foram apoiados mais de 10 mil jovens e associações juvenis portuguesas, na concretização das suas ideias, promovendo valores como a coesão europeia, o diálogo intercultural, a igualdade e a solidariedade, assumindo um papel ativo na construção das suas comunidades, do seu País e de uma Europa de todos e para todos.
Note-se que, neste último round de candidaturas ao Programa Juventude em Ação (2007-2013), o Comité de Seleção aprovou um total de 102 projetos, no valor global de 1.605.512,65 € e que contemplam 2.966 participantes, cerca de 42% destes considerados jovens com poucas oportunidades.
Desta forma, e com um aumento muito significativo do número de projetos aprovados e de participantes em relação a anos anteriores, o Programa Juventude em Ação chega ao final de 2013 com projetos aprovados em todos os distritos de Portugal Continental, Açores e Madeira.
Com o novo quadro comunitário 2014-2020, chega o Erasmus +, o novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.
Começa já a pensar numa candidatura para 2014.
Erasmus +, Faz +!
Mais informações sobre o Erasmus + aqui.