Os Centros de Recursos Educativos Especializados (CREE`s), de âmbito concelhio, dispõem de equipas de educação especial e reabilitação e recursos materiais para colaborar com os estabelecimentos de educação e ensino, famílias e unidades de saúde públicas, centros locais de segurança social, câmaras municipais, juntas de freguesia, entre outros, no despiste, observação, avaliação, encaminhamento e intervenção junto de crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
Os CREE`s têm como principais atribuições: prestar a colaboração identificada anteriormente; participar na definição de estratégias e metodologias a desenvolver e utilizar com alunos, cujas necessidades aconselhem intervenções específicas e acompanhar e supervisionar a intervenção técnico-pedagógica dos elementos das equipas de educação especial e reabilitação afectos ao CREE, junto dos estabelecimentos de educação e ensino.
Os Centros de Recursos Educativos Especializados têm afetos, uma equipa de educação especial e reabilitação, sob responsabilidade de um coordenador, que além das competências definidas para o próprio Centro, lhe compete, essencialmente: articular com os órgãos de gestão e administração escolar; promover a intervenção precoce; promover ações destinadas a prevenir e eliminar o insucesso escolar, o abandono precoce e o absentismo; sensibilizar a comunidade educativa para a igualdade de oportunidades a prosseguir com o desenvolvimento curricular, diversificação das estratégias pedagógicas e diferenciação pedagógica, consentânea com o princípio da escola inclusiva e participar na dinamização da formação, investigação e reflexão cooperativa dos docentes e outros técnicos especialistas no seu contexto de trabalho, no sentido da valorização das práticas educativas.
Os Centros de Recursos Educativos Especializados, funcionam, como já foi referido anteriormente em cada concelho, com um horário de funcionamento das 9h às 17h, sendo que alguns encerram uma hora no período de almoço.