As atividades são organizadas de forma individualizada, tendo em conta as necessidades, competências e interesses dos jovens e, visam na sua essência a estimulação e facilitação do desenvolvimento das capacidades remanescentes dos jovens, a criação de condições para o desenvolvimento da autonomia e a promoção e facilitação da inclusão social.
Estas organizam-se segundo as seguintes áreas:
- Têxteis - Onde são manufaturados diversos produtos como toalhas, sacos, bolsas e tapetes segundo várias técnicas: bordado (ponto cruz, madeira, ponto grado), arraiolos, patchwork, esmirna, crochet, costura, tricot, pintura. Esta área tem uma organização trimestral.
- Artes Criativas – Onde são manufaturados diversos objetos utilitários e de decoração como garrafas, porta velas, frascos e vidros, caixas. Nesta área as técnicas utilizadas são variadas e incluem a pintura, pasta de papel, moldagem, decoupage, vitral, corte e colagem, digitinta. Tem também uma organização trimestral.
-Jardim aromático – Atividade iniciada este ano letivo, o jardim inclui uma espiral de ervas aromáticas e morangueiros . A espiral é um elemento usado em permacultura, que na sua essência visa a criação de ecossistemas sustentáveis e resilientes, com muita expressão na biodiversidade;
- Atividades vida diária – Onde são programadas atividades relacionadas com trabalhos de carácter doméstico (colocar a mesa e servir refeições) e outras direcionadas para a utilização de transportes públicos, saídas para realizar pequenas compras e de lazer;
- Educação física / Desporto adaptado – Inclui a prática da natação, canoagem, boccia, desportos coletivos e caminhadas – Estas são atividades que acontecem semanalmente;
- Educação musical – Prevê uma participação semanal dos jovens. São ensaiadas músicas para as diversas atividades e eventos (SRPNE, eco-escolas, cantar os reis, marchas populares). Este ano letivo foi introduzido o ensino – aprendizagem da flauta;
- Área Académica - Onde são desenvolvidas competências de âmbito académico na área da matemática e língua portuguesa, procurando elaborar trabalhos e assegurar competências que serão utilizadas nas outras áreas.
Atualmente participa num projeto promovido pelo CAO Ponta do Sol denominado “ Uma carta, uma surpresa”, que promove a troca de correspondência entre os jovens dos 2 CAO´s;
- Outras – visitas temáticas, atividades lúdicas para ocupação dos tempos livres, participação em concursos e eventos de âmbito artístico, desportivo, lúdico, recreativo e cultural, participação em ações de sensibilização promovidas pelo programa eco-escolas.