A partir do próximo mês de outubro, o Projeto “Segurança em casa, na rua e na escola”, uma parceria entre a Secretaria Regional Educação e Recursos Humanos, o Serviço Regional de Proteção Civil e a Associação Insular de Geografia, reiniciará a sua intervenção nos estabelecimentos escolares de todos os níveis de ensino e em todos os concelhos da Região. Durante o mês de outubro a intervenção será feita em várias escolas do concelho do Funchal, Calheta, Santa Cruz e Câmara de Lobos.
Este projeto tem como objetivo principal sensibilizar e informar toda a comunidade escolar (alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação) para as questões de segurança relativas aos riscos tecnológicos (incêndios, explosões, derrames,…) e naturais (aluviões, derrocadas, agitação marítima, sismos,… ) mais suscetíveis de afetar a Região, e, assim, desenvolver comportamentos e atitudes corretas de prevenção e emergência face a esses riscos.
Ainda no âmbito desta parceria os formadores envolvidos informam e auxiliam os docentes e não docentes das escolas a organizarem e desenvolverem o Plano de Prevenção e Emergência.
Em cada escola são realizadas apresentações alusivas a várias regras de segurança e evacuação, assim como jogos relacionados com temática da segurança, e ainda exercícios-treino de evacuação dos estabelecimentos. Para docentes, não docentes e encarregados de educação de cada estabelecimento, foi também, realizada no Centro de Congressos do Porto Santo uma ação de sensibilização de todas as escolas desta ilha.
Para as escolas do 1.º ciclo do concelho do Funchal, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) tem em curso um projeto intitulado “Dar a Volta ao Perigo” inserido também na temática da segurança, prevenção e emergência. Essas escolas devem contactar a Divisão de Educação da CMF (educacao@cm-funchal.pt ou 291233922) para solicitarem a marcação da intervenção.