Decorreu a segunda fase de exames nacionais do ensino secundário. Para a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, os resultados escolares cumprem um papel relevante na monitorização do trabalho realizado, contribuindo para orientar linhas de política educativa. Deste modo, os exames nacionais vêm reforçar a importância dos resultados escolares, em especial nos saberes fundamentais – sem esquecer que a função da escola vai mais além. Estes saberes são uma das facetas do perfil global do aluno, que devem ser analisados a par da formação pessoal e social, com vista ao desenvolvimento de uma cidadania ativa.
Na Região Autónoma da Madeira, o número de alunos inscritos nesta segunda fase foi de 2 494, por comparação com os 9 161 da primeira. De realçar que 978 estudantes se inscreveram nesta segunda fase para melhoria de nota, denotando um investimento pessoal no estudo.
Tradicionalmente, os resultados da segunda fase têm sido inferiores aos da primeira fase. Este ano, porém, num número significativo de disciplinas, os resultados foram mais positivos. Assinalam-se melhorias a Física-Química, Geografia, Economia A, Literatura e Filosofia, acompanhadas por melhorias muito significativas a Português, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Matemática B. Regista-se, ainda, uma redução nos resultados dos exames de História em relação à primeira fase, sendo de relevar, no entanto, que o resultado regional de História A foi melhor do que a média nacional.
Em termos gerais, identificam-se algumas médias a serem melhoradas no contexto regional, como sejam as de Biologia, Matemática A, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Física-Química, História B e Filosofia.
Em comparação com o quadro nacional, na Região foram conseguidos melhores resultados em Matemática B, História A, Desenho A e Literatura Portuguesa, por contraponto com o registado em História B e História da Cultura e das Artes, Matemática A e Física-Química.
Note-se que estes exames contribuem com 30% para o cálculo da nota final atribuída em cada disciplina sujeita a exame.
Com base na análise do trabalho realizado e dos resultados dos últimos anos, a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRE) lançará e prosseguirá, em 2012/2013, um conjunto de medidas centradas nos saberes fundamentais, com vista à criação de condições para a melhoria dos resultados escolares.
Em anexo, apresentam-se dados relevantes.