No painel de oradores, tiveram a palavra o formador da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, Dr. Bruno António que, num discurso motivador e contagiante, apresentou as mais-valias da pertença à União Europeia, assim como as vantagens que o Serviço de Voluntariado Europeu oferece aos jovens participantes.
O segundo painel foi apresentado pelo coordenador do Centro de Informação Europe Direct Madeira, Dr. Marco Teles que, perante uma plateia muito interessada, revelou os principais desafios que a Europa enfrenta atualmente.
As treze escolas presentes tiveram a oportunidade de partilhar entre si os projetos que desenvolvem nas suas escolas, sendo que as apresentações foram pautadas pela criatividade, expressos em diversas áreas artísticas, nomeadamente vídeo, dança e do teatro.
Os projetos versaram experiências em diversos países europeus, acolhimento de intercâmbios, atividades dinamizadas na comunidade escolar e interligação com a sociedade civil, sempre traduzidos pelos valores da cidadania europeia e da importância do projeto europeu.
O estabelecimento de ensino mais votado pelos participantes foi a Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Carmo), sob a forma de vídeo, ao qual foi atribuído uma viagem para 10 elementos do Clube Europeu ao Porto Santo e respetiva estadia no Centro de Juventude local, com o objetivo primordial de fomentar a troca de experiências entre os jovens da Madeira e os alunos da ilha dourada.
O segundo lugar coube à Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva que recebeu como prémio um voucher de estadia nos Centros de Juventude da Madeira.
Refira-se que o I Encontro Regional dos Clubes Europeus é uma iniciativa da DRJD e surge no âmbito da Semana Europeia da Juventude 2017.