A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD), deu ontem continuidade ao Plano de Formação de 2016 para a área do Desporto, com a realização do Seminário II “Nutrição no Desporto”, no Auditório do no Auditório do Instituto para a Qualificação, IP-RAM. A ação contou com 105 participantes e o álbum de fotografias está disponível em anexo.
A formação foi dinamizada por Ângela Henriques, formadora da Confederação do Desporto de Portugal, licenciada em Ciências da Nutrição e Pós-graduada em Nutrição Desportiva. O Seminário foi creditado com 1.2 UC pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, IP para revalidação do Título Profissional de Treinador de Desporto e validado pela Direção Regional de Educação para efeitos de progressão na carreira docente.
Esta ação pretendeu demonstrar a importância da alimentação para otimizar o rendimento desportivo, conhecer os conceitos-chave sobre alimentação saudável, compreender a acrescida importância e especificidade da nutrição e hidratação no desporto e abordar as mais recentes publicações na área da nutrição e desporto, bem como as suas aplicações.
A sessão de abertura contou com a presença do Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes e do Diretor de Serviços de Apoio à Atividade Desportiva, Juan Gonçalves.
Note-se que o Plano de Formação 2016 para a área do Desporto é composto por 4 Seminários e 1 Simpósio, perfazendo um total de 34 horas. As formações decorrem entre maio e novembro de 2016 e têm como destinatários os docentes destacados no movimento associativo desportivo regional e outros agentes desportivos.
A operacionalização do Plano de Formação conta com o imprescindível apoio da Coca-Cola European Partners, no âmbito do Protocolo de Colaboração estabelecido entre a DRJD e a Refrige, que tem por objeto o desenvolvimento de ações conjuntas que visem a promoção da prática da atividade física e do desporto, bem como ações destinadas aos jovens da RAM, no âmbito das políticas de juventude e do desporto plasmadas no Programa do Governo Regional.