Decorreu esta manhã, no Centro de Juventude do Funchal, a conferência de imprensa de apresentação das Jornadas da Juventude 2016, com a presença do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho; do Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes e da Diretora de Serviços de Juventude, Rosária Sardinha.
A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto, promove de 9 a 13 de maio, as Jornadas da Juventude 2016, sob a égide das Comemorações dos 30 Anos da Integração de Portugal na União Europeia, estimando-se a participação de cerca de 300 jovens.
Durante esta semana estão previstas diversas atividades formativas, sessões de divulgação, debates e partilha de projetos europeus, em torno de programas e oportunidades existentes para os jovens. O programa está disponível aqui.
Dada a grande abrangência de intervenientes na execução das políticas de juventude, esta iniciativa pretende envolver uma panóplia de ações destinadas a jovens, técnicos das autarquias e de entidades com atuação transversal na área da juventude, dirigentes associativos juvenis, com vista a, de modo conjunto, melhor perspetivarem novas linhas de ação e desenvolvimento de projetos.
Nesta ótica, foram convidadas várias entidades e personalidades, com um vasto trabalho na formação e implementação de políticas europeias de juventude, as quais darão o seu contributo e testemunho das oportunidades e programas destinados a este segmento populacional, tão determinante no desenvolvimento das atuais sociedades.
No dia 9 de maio, o arranque do programa conta com a colaboração de um formador internacional numa sessão em que os técnicos das autarquias e organizações regionais poderão perspetivar diferentes abordagens de como incentivar os jovens a imprimir uma dinâmica mais ativa, no seu quotidiano, reforçando o importante papel que os órgãos de poder local e regional assumem na concretização das políticas de juventude.
Na terça-feira, dia 10, o enfoque será dado a dirigentes associativos juvenis, protagonistas e impulsionadores de projetos de mobilidade e intercâmbio no espaço europeu, que irão testemunhar o impacto de transformação pessoal e social que a integração em iniciativas desta natureza representa no processo formativo dos jovens. Com o objetivo de descentralizar, esta sessão será dinamizada na Escola Secundária de Machico.
As Jornadas prosseguem com a realização de uma formação internacional sobre as novas formas criativas da educação não formal, na qual participam cerca de trinta jovens de vários países, a decorrer no dia 11, no Hotel Baía Azul. Este curso conta com o financiamento da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Juventude em Ação, com a qual a Direção Regional de Juventude e Desporto habitualmente desenvolve ações de sensibilização e divulgação sobre este programa europeu.
Na quinta-feira (dia 12), a tónica será para a auscultação aos jovens sobre uma Europa Plural, Interconectada e Inclusiva, dinamizada pelo Conselho Nacional de Juventude, que fará este levantamento de opiniões em todo o país, sendo que esta sessão marca o arranque desta iniciativa a nível nacional. É de salientar que os participantes que mais se destaquem serão convidados a integrar o Encontro Nacional de Juventude, no qual será elaborado um documento reflexivo final, a entregar à Comissão Europeia.
As Jornadas da Juventude terminam na sexta-feira, dia 13 de maio, com uma mesa redonda, composta por um coordenador da rede das Capitais Europeias da Juventude que abordará um estudo sobre os municípios jovens, e contando igualmente como a presença dos eurodeputados recentemente premiados na área do turismo e economia, Dra. Cláudia Monteiro de Aguiar e Dr. José Manuel Fernandes.
Este painel decorrerá no Centro de Estudos de História do Atlântico e constituirá um momento por excelência de diálogo estruturado entre os decisores políticos e os jovens, em áreas como a juventude, a educação, a cultura e a formação internacional.
O encerramento desta semana será assinalado com o sorteio de 8 viagens ao Parlamento Europeu, gentilmente oferecidas pelas eurodeputadas Dra. Liliana Rodrigues e Dra. Cláudia Monteiro de Aguiar.
Com as Jornadas da Juventude 2016, o Governo Regional da Madeira pretende colocar em evidência o trabalho salutar que tem vindo a ser desenvolvido em torno das grandes linhas estratégicas definidas pela Comissão Europeia e pelas recomendações do Livro Branco para a Juventude, em termos de políticas públicas de juventude.
As metas definidas para a Europa 2020 são, analogamente, premissas deste Executivo que, ao longo desta semana de Jornadas, revela que o trabalho conjunto com parceiros nacionais e europeus, tem sido um processo construtivo de uma nova dialética de ação, em torno de uma causa comum: a Juventude!