A 14.ª edição da Taça Coca-Cola começou da melhor maneira no Funchal. Ontem, dia 16 de abril, 323 jovens entre os 13 e os 15 anos disputaram as primeiras partidas da maior prova de desporto juvenil nacional dando assim início a um percurso que passará por todas as regiões do País, até chegar à grande final, agendada para Setúbal em junho.
O Campo de Futebol Adelino Rodrigues foi o palco das várias partidas que acabaram por consagrar as equipas “Arnold Schwarz Décio”, em masculinos (que vence a prova pela segunda vez), e “Clube Sport Marítimo”, em femininos, como as vencedoras da etapa regional do Funchal.
O atleta olímpico João Rodrigues marcou presença no dia de prova, encorajando os jovens com o seu exemplo de superação, perseverança, gosto pelo desporto e fairplay.
Os “olheiros” da prova pré-selecionaram alguns dos jogadores em prova que poderão vir a integrar a Seleção Coca-Cola, masculina e feminina, que disputará a final da prova, nos dias 18 e 19 de junho, no Complexo Municipal de Atletismo, em Setúbal. A lista final será divulgada após a última etapa regional e todos os selecionados terão a oportunidade de fazer um estágio desportivo de preparação para a final com técnicos do Sport Lisboa e Benfica no Caixa Futebol Campus.
Mais do que uma competição, a Taça Coca-Cola pretende ser um ponto de encontro para toda a família. Para isso, em cada etapa regional estará presente um parque temático, destinado a toda a população, com entrada gratuita, onde podem ser praticadas diversas atividades tendo o fairplay e a sociabilidade como eixos fundamentais. Este espaço terá uma oferta alargada de atividades, ateliês de experimentação de modalidades e espaços de lazer para toda a família no fim-de-semana da Final da Taça Coca-Cola.
A Taça Coca-Cola volta a contar, uma vez mais, com o Cartão Branco, uma iniciativa pioneira da Coca-Cola, que serve para reforçar positivamente atitudes de desportivismo e fairplay durante a competição, seja junto dos jogadores, seja junto do público. O Cartão Branco já foi mostrado mais de 160 vezes na Taça Coca-Cola, desde 2013, o que atesta o sucesso desta iniciativa. Face aos resultados positivos atingidos, o Cartão Branco está a ser alargado pela Confederação dos Árbitros e Juízes de Portugal (CAJAP) pelo IPDJ à Associação de Futebol de Setúbal, Leiria, Lisboa e às Federações Portuguesas de Andebol, Basquetebol, Corfebol, Rugby, Ténis de Mesa, Voleibol e Patinagem.
Apoios transversais pelo companheirismo e fairplay
O Comité de Honra da Taça Coca-Cola reúne, uma vez mais, entidades ligadas à promoção do desportivismo. Este ano estas entidades são a Câmara Municipal de Setúbal, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), o Comité Olímpico de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto.
A Taça Coca-Cola terá uma primeira fase composta por seis etapas regionais, com início no Funchal, passando em seguida por Vila Nova de Famalicão, Oeiras, Viseu, Ribeira Grande, Silves e Setúbal.
» ESTA 1.ª ETAPA...
PARTICIPANTES:
323 jovens
19 equipas: 16 masculinas e 3 femininas
RESULTADOS DAS FINAIS:
Final masculina: Arnold Schwarz Décio 1-0 Escola 2+3 dos Louros
Final feminina: Escola Jaime Moniz 0-2 Clube Sport Marítimo
VENCEDORES E MELHORES MARCADORES:
Equipa vencedora masculina: Arnold Schwarz Décio
Equipa vencedora feminina: Clube Sport Marítimo
Melhor marcador masculino: Diogo Freitas (Ribeiro Frio FC)
Melhor marcador feminino: Telma Encarnação (CS Marítimo)
Melhor guarda-redes masculino: Cristiano Vieira (Arnold Schwarz Décio)
Melhor guarda-redes feminino: Adriana Caboz (CS Marítimo)