As Escolas de 3º Ciclo e Secundárias já poderão entregar os VOUCHERS com os códigos necessários à continuação do programa e.escolas que abrangem agora, todos os alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário. Há notícias de que também poderão também ser abrangidos os alunos do 2º Ciclo. Apesar destes poderem optar pelo Magalhães.
No referente ao e.escolinhas chegou-nos comunicação de um alto responsável do programa (MOPTC) de que as crianças da Madeira (como a dos Açores) serão abrangidos pelo programa que consiste na venda (ou entrega gratuita) de computadores Magalhães às crianças do 1º Ciclo de todo o País.
O programa terá os mesmos parceiros que o e.escolas (operadoras de comunicações móveis) pelo que se pressupõe também financiado pelas licenças 3G concedidas a essas operadoras que actuam em todo o território nacional (incluindo Regiões Autónomas).
Para qualquer um dos programas, será necessário apresentar, na Escola, uma cópia de um dos dois seguintes documentos: ofício da Segurança Social indicando o escalão de abono de família ou declaração da entidade patronal (se benificiário da ADSE) com a mesma indicação. O posicionamento nos dois primeiros escalões determinam acessos priveligiados aos computadores.
A Escola só terá que garantir que o aluno tem turma atribuída no PALCE 21 e regista na sua ficha (ecrã) ASE, os dados do abono d efamília. A partir daí, a Escola emitirá um VOUCHER com o código com que os alunos do e.escola se canditarão no site do fornecedor respectivo, aguardando depois o respectivo contacto.
Para o e.escolinhas, o procedimento deverá ser semelhante, mas ainda está por definir. No Continente tudo indica que será o professor da turma a fazer de "interface" no processo. Recebendo as indicações de interesse dos pais e processando a encomenda total da Escola, para onde serão enviados os Magalhães (ver foto). Na Madeira, face à existência da Plataforma PLACE, o processo poderá ser simplificado, com o apoio do funcionário administrativo da Escola. Aguardamos mais escalecimentos do MOPTC, prometidos para o início da próxima semana. O Magalhães não deverá obrigar ao estabelecimento de contratos de comunicações. Será gratuito para os escalões 1 e 2 (abono de familia) e custará 20 euros para o escalão 3 (abono família). Serão 50 euros para os restantes alunos.