Foi decisão do último Conselho de Governo, o lançamento do concurso público para a construção da EB1cPE das Romeiras.
Será a penúltima escola (a última é a EB1cPE do I. C. Maria) a ser construída, ao abrigo do programa de generalização da Escola Tempo Inteiro, na RAM.
Com esta escola, com capacidade para 280 crianças/alunos, serão encerradas (assim que aquela esteja disponível), as escolas da Chamorra e Três Paus (duas das três últimas, na RAM, que ainda não asseguram o funcionamento a Tempo Inteiro) onde estarão, em 2011/2012, 70 crianças e alunos.
A nova escola terá, no entanto, outro papel: alterará – reduzindo as zonas de influência de outras escolas da zona, nomeadamente: Tanque Santo António, Ladeira e Achada e atenuando - a relativa pressão a que estas estão sujeitas.
E, num horizonte um pouco maior (4 a 5 anos) tornará desnecessária a EB1 com PE do Lombo dos Aguiares (que será intervencionada, em breve, numa acção de manutenção, com vista a esses últimos anos de funcionamento). Nessa altura, a população desta zona passará a ter cobertura escolar na EB1 da Ladeira, algumas centenas de metros mais a Sul.