É uma iniciativa do Banco Santander Totta e do Jornal Expresso, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de rigor, de profissionalismo e de excelência na gestão de empresas, através da concessão de oportunidades privilegiadas para formação académica complementar, internacional e nacional, aos três finalistas do último ano do curso de mestrado (2.º ciclo de estudo) na sequência de uma licenciatura em Gestão de Empresas, Economia ou Engenharia ministrado por Universidade, Faculdade ou Instituição Portuguesa de Ensino Superior.
O prémio consiste no pagamento dos custos de matrículas e propinas inerentes à frequência de um MBA, em prestigiadas business schools nacionais ou internacionais.
O processo de seleção é constituído por três etapas: a primeira parte consiste na seleção de 24 candidatos através de provas de avaliação. Em seguida, serão conhecidos os 5 finalistas através de provas de experiência e entrevistas. No final, haverá uma entrevista feita pelo Júri do Prémio com os candidatos selecionados, para conhecer a classificação final.