A Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD) promoveu hoje de manhã, no auditório da Direção Regional de Qualificação Profissional, uma reunião com os docentes destacados no Movimento Associativo Desportivo da Região Autónoma da Madeira para o ano letivo de 2015/2016.
A sessão de trabalho contou com a presença de David Gomes, Diretor Regional de Juventude e Desporto; Juan Gonçalves e Francisco Gonçalves, da Direção de Serviços de Apoio à Atividade Desportiva e Jorge Soares e Hélio Antunes, docentes da Universidade da Madeira (UMa).
O álbum de fotografias está disponível em anexo.
Esta reunião visou facultar informações gerais sobre os destacamentos, apresentar a Proposta do Plano de Formação, expor a análise dos relatórios dos destacamentos do ano letivo 2014/2015, assim como abordar o estudo efetuado aos destacamentos de 2013/2014.
Note-se que este estudo resulta da parceria entre a UMa e a DRJD, abrangendo a totalidade da população de docentes destacados no referido ano letivo e foram utilizadas estatísticas descritas, testes não paramétricos (Teste Estatístico Kuskall-Wallis) e inferencial (Teste Qui-quadrado).
O estudo teve como principais objetivos: (i) identificar o perfil dos professores em mobilidade; (ii) estudar a associação entre o perfil dos cargos: diretor ou gestor do desporto; coordenador ou diretor técnico, treinador ou técnico; (iii) analisar a relação entre o cargo e a perceção de competências e as expetativas face ao projeto desportivo; (iv) identificar os motivos e as expetativas dos professores e (v) analisar a relação entre os motivos e expetativas e os fatores pessoais e organizacionais.
Em termos de perfil, a amostra abrangida era representada por 15 mulheres e 87 homens, sendo que a maioria da população (53%) tinha idade inferior aos 39 anos e 37% entre 40 e os 49 anos. Destaque para o fato da grande maioria ter vínculo contratual por tempo indeterminado e, 2 em cada 3, encontrava-se em mobilidade, no mínimo, há 3 anos.
De entre as conclusões obtidas a partir da extensão do estudo, destacam-se as seguintes:
- Mais de metade dos professores (51%) foram os únicos responsáveis pela elaboração do Projeto de Desenvolvimento Desportivo;
- A maioria dos docentes destacados tem formação superior e pós-graduada em Educação Física e Desporto;
- No decorrer do destacamento é comum a acumulação de cargos, sendo que 60% dos docentes admitiu acumular mais do que três cargos;
- Há uma relação estreita entre a formação desportiva de base e a modalidade onde os docentes são destacados, sendo que por via do seu envolvimento na modalidade obtêm a cédula e a formação específica de treinador;
- É comum haver uma indiferenciação de papéis entre os cargos estudados, no entanto, o cargo de treinador é o que apresenta uma forte correlação com as competências de treino e competição desportiva;
- A satisfação dos docentes com destacamento é clara e cerca de 90% indicou ter interesse em continuar nos clubes e associações;
- Os motivos fortemente apontados para a satisfação são: (i) possibilidade de liderarem e gerirem um projeto dentro das suas qualidades; (ii) envolvimento na competição desportiva e (iii) considerarem que estar no movimento associativo é mais aliciante que estar na escola;
- É notório que, quanto mais tempo os docentes passam destacados, mais identificados ficam a entidade e competição desportiva;
- Por fim, e apesar dos resultados minoritários de casos de insatisfação com o destacamento, concluímos que é necessária uma reflexão sobre a relação estabelecida entre os docentes destacados e a direção das instituições, uma vez que foi esse o principal motivo de insatisfação referenciado.