A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD), celebra amanhã um Protocolo de Colaboração com a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”, pelas 10h00, no Centro de Juventude do Funchal.
A assinatura deste protocolo contará com a presença da Presidente do Conselho de Administração da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”, Filomena Frazão de Aguiar e do Diretor Regional de Juventude e Desporto, David Gomes.
Este protocolo pretende consolidar uma cooperação institucional mútua no âmbito da execução das políticas de juventude, desporto, educação e saúde, dada a relevância que estes setores representam em termos de ação governativa.
Esta conjugação de sinergias possibilitará a realização de vários projetos no âmbito da educação não formal com os jovens dos diversos concelhos da Região Autónoma da Madeira, com vista à promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco, nomeadamente nas doenças sexualmente transmissíveis e VIH SIDA.
Para o efeito, a DRJD disponibiliza os Centros de Juventude, enquanto infraestruturas de alojamento e de suporte a ações formativas, garantindo uma intervenção eclética junto dos jovens.
Paralelamente, esta parceria terá um efeito multiplicador de ações de formação e de prevenção, através da realização de atividades lúdicas, culturais, desportivas e artísticas, em conjugação com outras entidades públicas e privadas com intervenção transversal na área da juventude, do desporto e da saúde, que pretendam associar-se a este projeto.
Este compromisso assenta num trabalho conjunto que tem sido desenvolvido entre a DRJD e a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” nomeadamente através da ação formativa “Juventude Sem Riscos”, a qual conta já com ações desenvolvidas desde 2008.
Durante este fim de semana, 27 jovens institucionalizados, oriundos dos concelhos da Ponta do Sol, Machico e Funchal, terão a oportunidade de contactar com técnicos especializados em dinâmicas de educação não formal e novas abordagens cientifico-pedagógicas, subjacentes às temáticas em debate.
Um dos objetivos é que os beneficiários desta ação sejam agentes de prevenção junto dos seus grupos de pares, na transmissão da importância que a prevenção assume nas problemáticas da sexualidade juvenil e consequentemente do VIH SIDA.