A 1.ª Fase do Calendário de Provas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico teve início esta segunda-feira, com a realização das provas do 9.º ano de escolaridade de Português, a Prova Final Nacional de Português e Prova a Nível de Escola de Português (para alunos com necessidades especiais). No primeiro caso, realizaram a prova 2 518 alunos, tendo-se registado 19 faltas, o correspondente a 0,7%. No segundo caso, 35 estudantes realizaram a prova e registaram-se duas faltas.
Hoje também começou a 1.ª Fase dos Exames Nacionais do Ensino Secundário, com a realização dos Exames Finais do 11.º ano de escolaridade de Filosofia e de Nível a de Escola de Filosofia (para alunos com necessidades educativas especiais). Realizaram a primeira prova 500 dos 533 alunos inscritos, registando-se 6,2% de faltas, enquanto a segunda prova contou com a presença do único estudante inscrito.
Dos 3 054 alunos que realizaram hoje provas, distribuídos por 218 salas de 65 estabelecimentos de ensino, 975 usaram a tolerância de tempo, o correspondente a 31,9% do total. O número de professores vigilantes envolvidos nas provas foi de 436.
Entretanto, no cumprimento do calendário de Provas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico, quarta-feira (17 de junho), realizar-se-á, às 9h30, a Prova Final de Português de Língua Não Materna, do 9.º ano de escolaridade, para a qual estão inscritos 12 alunos. Neste contexto, mas no que respeita aos Exames Nacionais do Ensino Secundário, também na próxima quarta-feira e à mesma hora, terá lugar o exame do 12.º ano de Português, estando inscritos 2 178 alunos, enquanto os exames de Português para alunos com necessidades educativas especiais e Português Língua Não Materna registam um inscrito cada. Ainda nesta quarta-feira, às 14 horas, terá lugar o exame de Latim, no qual estão inscritos três estudantes.