No dia 22 de maio, pelas 14:30, na Fnac Madeira, decorreu a final regional do Triatlo Literário do 3.º ciclo.
Esta contou com a participação dos nove finalistas que realizaram as provas de leitura, de escrita e de interpretação baseadas na obra Memórias com Mar, de Francisco Fernandes.
Os alunos, ao longo do concurso, foram avaliados pelo seguinte júri: dr. Francisco Fernandes, escritor madeirense, dra. Fátima Matos, professora de Português e Coordenadora do Plano Regional de Leitura, dr. João Correia, Coordenador do Projeto Baú de Leitura do 1.º ciclo, dra. Juvelina Pita e dra. Célia Perestrelo, representantes da Direção Regional de Educação.
O concurso literário foi tão bem disputado por todos os seus participantes que a plateia, o júri e a equipa coordenadora não conseguiram ter uma noção precisa de quem seria o vencedor. Após a averiguação dos resultados, divulgou-se a tão ansiada resposta junto de todos os presentes:
· 1.º classificado: Ana Luísa Fernandes, 9.º ano, EBS da Calheta;
· 2.º classificado: João Afonso Teixeira, 8.º ano, EBS de Santa Cruz;
· 3.º classificado: Caroline Gouveia, 9.º ano, EBS Padre Manuel Álvares.
A equipa coordenadora do projeto Baú de Leitura gostaria de endereçar os parabéns não só à vencedora do concurso como também a todos os concorrentes pelo empenho e dedicação demonstrados, durante o ano letivo, nas três fases realizadas. É muito gratificante para a coordenação do projeto que os discentes se inscrevam e participem neste concurso ao longo do 3.º ciclo. A prova disso está na vencedora deste ano letivo, a aluna Ana Luísa Fernandes, que participou no Triatlo Literário desde o 7.º até ao 9.º ano de escolaridade, tendo vencido as três finais regionais em que participou.
Este concurso literário voltou a reunir discentes, professores, encarregados de educação, escritores e elementos da DRE que aproveitaram este momento para confraternizar, conviver entre si.
Todos os finalistas receberem um livro e a vencedora arrecadou ainda uma moldura digital. Estes prémios foram cedidos pela patrocinadora do projeto, a Fnac Madeira.