A atividade “A voz da poetisa”, promovida pelo grupo de Português em parceria com o projeto Baú de Leitura, decorreu no dia 16 de abril, na sala de sessões da Escola Básica e Secundária da Calheta.
Esta, integrada na Semana do Português, subordinada à temática da voz, iniciou-se com a entoação de um poema musicado “Cada Lugar teu”, de Mafalda Veiga pelas alunas Ana Luísa Pereira, do 6/1, e Andreia Gonçalves, do 6/4. Depois deste momento musical muito doce e terno, passou-se ao concurso de declamação de poesia. Participaram 14 discentes do 6.º ano que leram expressivamente poemas de Luísa Ducla Soares e de Manuel António Pina. Após a deliberação do júri constituído pela escritora Carina Vale, pela presidente do Conselho da Comunidade Educativa, Gilda Sousa, e pela vice-presidente do Conselho Executivo, Gabriela Silva, apuraram-se os três primeiros classificados que receberam um livro de poesia cedido pela Fnac Madeira:
· Ana Luísa Pereira, 6/1;
· Diogo Ribeiro, 6/1;
· Andreia Gonçalves, 6/4.
A iniciativa prosseguiu com a apresentação da escritora convidada pela aluna Laura Freitas, do 6.º PCA, com a declamação de 4 poemas da sua obra Palavras que me encontram pelas discentes Luana Fernandes e Paula Fernandes, do 7/3, da Hannah Ribeiro, do 8/3, e da Ana Luísa Fernandes, do 9/2, com a palestra da escritora e com a realização de uma oficina de escrita criativa de poemas. Nesta, os alunos demonstraram todo o seu empenho e criatividade, os quais tiveram um resultado deveras surpreendente. Todos os presentes deleitaram-se ao ouvir os poemas criados. O evento terminou com a entrega de um retrato elaborado pela discente Laura Kort, do 8/1, à escritora.
Esta atividade decorreu muito bem, pois, para além de ter sido bastante interessante, dinâmica e enriquecedora para os alunos, revelou também o encanto, a emotividade e a beleza da poesia.
Notícia enviada pelas dinamizadoras Adriana Mendes e Ana Luísa Lopes