Na abertura das Jornadas Culturais da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, no passado dia 26 de novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, os alunos da turma 5/B, orientados pela professora Manuela Sánchez, com a colaboração do Projeto Baú de Leitura, apresentaram uma homenagem à escritora professora Gizela Dias da Silva.
Esta homenagem, inserida na atividade “Nas Asas do génio madeirense” do projeto Baú de Leitura, consistiu na representação de pequenos excertos, acompanhados de ilustrações da obra Rasgos da Minha Infância.
De seguida, a escritora foi surpreendida pela declamação de cinco poemas, da sua autoria, pelos alunos das turmas 8/E “Criança, meu lírio de jardim”; 9/C “Mulher, poema de fé”; 11/F “Poesia amiga” e 12/A “Mulher pára pra pensar” e “Amor de verdade”.
Nesta sessão, a escritora Gizela Dias da Silva conversou com os alunos sobre a sua experiência, enquanto professora, o valor da leitura, da escrita, da natureza, do amor e de uma vida recheada de cultura familiar que são retratados nos seus livros. A própria escritora afirmou que esta homenagem lhe deixou o coração muito emocionado, na medida em que os trabalhos apresentados lhe recordaram os tempos em que teve uma relação muito próxima com os seus alunos.
Com uma sala repleta de alunos, de professores, de encarregados de educação, de familiares e de ilustres convidados, os discentes não só aproveitaram para descobrir algumas curiosidades sobre a escritora como também para usufruir de uma sessão de autógrafos.
Notícia enviada pelas dinamizadoras Emília Silva e Manuela Sánchez