Para assinalar o Dia Nacional do Mar, o Baú de Leitura realizou, no dia 11 de novembro, uma conversa informal subordinada ao tema “A vida a bordo nas naus da Carreira da Índia – séculos XVI a XVIII”, cujo orador foi o Comandante Vítor Grácio.
Durante cerca de noventa minutos, meia centena de alunos do oitavo ano ficaram entusiasmados a ouvir e a ver imagens elucidativas sobre a Carreira da Índia, que se realizou durante mais de três séculos e meio, desde 1494 até meados do século XIX. Era uma viagem longa, precária e penosa, que demorava em média seis meses na melhor das hipóteses. A vida a bordo era marcada pela instabilidade física da plataforma do navio, sempre sujeito à ondulação das condições meteorológicas. Tanto era possível experimentar o deleite dum por do sol maravilhoso, bem como o rugido das vagas alterosas, ao que se acrescentava a ansiedade de uma navegação costeira ou o temor de encalhar em fundos traiçoeiros.
Todos estes aspetos foram minuciosamente apresentados de acordo com a seguinte sequência: o roteiro da Carreira da Índia; os navios; tripulação e carga; a alimentação; a higiene; as doenças; as boticas; a presença feminina; a religiosidade e a ocupação dos tempos livres.
Notícia enviada pelas dinamizadoras Ana Lúcia Araújo e Maria Natividade Sardinha