No passado dia 18 de dezembro decorreu na Fnac a apresentação dos eBooks da Edição I do Concurso de Literatura Infantojuvenil Inclusiva, seguida da entrega de prémios aos vencedores da Edição II do mesmo Concurso. Estiveram presentes o Dr. João Estanqueiro, Dr. Bernardo Valério, Dr. Gonçalo Olim, Dra. Graça Faria, Dra. Maria José Assunção e a Dra. Ana Sousa, bem como os participantes, convidados e familiares que compareceram e assistiram ao evento.
O Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva é uma iniciativa da Direção Regional de Educação, com intenção de realização anual, desde 2013, sendo atribuído por ocasião da Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais. O seu objetivo é contribuir para a produção e promoção da Literatura Inclusiva, destinada à infância e juventude, através da utilização de formatos alternativos, designadamente Braille e/ou relevo, negro ampliado, símbolos pictográficos, Língua Gestual Portuguesa e áudio.
Apresentamos os premiados da II Edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Inclusiva:
Categoria I - Vencedor - Uma Aventura no Natal, adaptado em LGP e áudio, da autoria de Bernardo Rafael Fernandes, Gonçalo Santos, Laura Sofia Pereira e Inês Reis, alunos do 4.º ano de escolaridade na EB1/PE Prof. Eleutério de Aguiar.
Categoria I - Menção Honrosa - Regina e o Unicórnio, conto original adaptado em negro ampliado e símbolos pictográficos, da autoria: Orlanda Nicole Alves, aluna do 7.º ano de escolaridade na EBS de Machico.
Categoria II - Vencedor - Um Sonho de Rapaz, conto original adaptado em Símbolos pictográficos e Negro ampliado, da autoria de Roberto Edgar Silva, aluno do 9.º ano de escolaridade e Teresa Sousa, docente especializada da EBS de Machico.
Categoria II - Menção Honrosa - Um Pai Natal Especial, adaptado em Braille e negro ampliado, da autoria de Délia Caldeira, Ana Paula Faria, Gilda Castro e Túlio Cró do Centro de Atividades Ocupacionais do Funchal (Santo António).
Pode fazer download dos eBooks aqui





