Decorre hoje, no Centro de Juventude do Funchal, uma formação dirigida aos jovens que concorreram ao Programa Juventude Ativa, promovida pela Direção de Serviços de Juventude da Direção Regional de Juventude e Desporto.
A sessão de abertura contou com a presença do Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Freitas e do Diretor Regional de Juventude e Desporto, Rui Anacleto Alves. O álbum de fotografias está disponível em anexo.
Note-se que o Programa Juventude Ativa dá aos jovens a oportunidade de colaborar nas Lojas de Juventude da Região Autónoma da Madeira, enquanto espaços públicos que disponibilizam o acesso gratuito à internet e serviços de interesse para a juventude.
Os jovens colocados têm a responsabilidade de assegurar o bom funcionamento das Lojas de Juventude, pelo que esta formação pretende dotá-los com as competências necessárias e adequadas para o desenvolvimento das suas funções, a partir de janeiro de 2015.
Este ano candidataram-se 95 jovens, sendo que 56 integram o processo de seleção em curso, nomeadamente com a frequência desta formação na área do atendimento ao público e das tecnologias de informação, incluindo dinâmicas de grupo. Serão ainda focadas temáticas como a gestão do atendimento das Lojas e o sistema de documentos inerente, bem como noções da génese da Direção de Serviços de Juventude e dos programas juvenis que a DRJD oferece aos jovens, seguido da componente de avaliação.
Atendendo ao facto do funcionamento das Lojas de Juventude ser unicamente assegurado por jovens, este recrutamento pretende analogamente criar uma bolsa de candidatos, à qual a DRJD poderá recorrer a qualquer momento para integrar o programa, ao longo do ano.
De entre as potencialidades do programa destacam-se o desenvolvimento pessoal, social e comunicacional dos jovens, bem como a aquisição de competências tecnológicas e de conhecimentos transversais na área da juventude.