A Direção Regional de Juventude e Desporto, em parceria com a Livraria Sétima Dimensão, promoveu as “24 Horas de BD”, que decorreram no Centro de Juventude do Funchal, com início às 10h00 do dia 4 de outubro (sábado) e termo às 10h00 do dia 5 de outubro (domingo).
Nesta 9. ª edição participaram 42 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, que embarcaram na aventura de criar uma banda desenhada de 24 páginas em 24 horas consecutivas. Os trabalhos foram apresentados em suporte papel e digital.
O Diretor Regional de Juventude e Desporto, Rui Anacleto Alves, visitou o certame, acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos.
O álbum de fotografias está disponível aqui.
Este ano representa já um ano de renovação, com um número de considerável de novos participantes. O grupo a concurso foi caraterizado pelo heterogeneidade, com diferentes níveis técnicos, desde principiantes até profissionais na área do design e audiovisual.
Sendo um evento de âmbito internacional, o Funchal foi a cidade que representou Portugal neste desafio à escala mundial, que envolveu 70 cidades de 16 países e 4 continentes.
Durante esta 9.ª edição do “24 Horas de BD” houve lugar a momentos formativos em técnicas de desenho, orientados por Roberto Alves e a prémios para os participantes mais empenhados, estando reservados os melhores prémios às histórias de 24 páginas, concluídas nas 24 horas do evento, com a melhor classificação no Concurso 24 Horas de BD, a decorrer ainda este mês, no facebook da DRJD.
Findo o desafio, tivemos 10 bandas desenhadas de 24 páginas. Parabéns a todos os participantes e aos 10 finalistas!
Os trabalhos dos finalistas integrarão uma Exposição a ter lugar no Ponto Jovem da Direção Regional de Juventude e Desporto no decorrer deste mês, o que constitui uma oportunidade de divulgação e valorização do talento e criatividade dos jovens.
De ressalvar que, este ano, as 24 Horas de BD tiveram uma visita especial, dos Escoteiros de Portugal, que iniciaram a sua atividade “Um Dia Especial” no Centro de Juventude do Funchal. Os pequenos escoteiros tiveram a oportunidade de visitar as salas onde decorrem os trabalhos do concurso e de participar num pequeno workshop com Roberto Macedo Alves, versando o Desenho BD – Desenhar o corpo humano. Aliando a teoria à prática, experienciaram ainda a elaboração de uma página de banda desenhada, atividade que muito agradou, indiciando que aqui poderão estar futuros concorrentes a esta maratona das 24 horas.
Note-se que esta é uma iniciativa que visa incentivar o interesse pela banda desenhada enquanto técnica de expressão artística, proporcionar o intercâmbio de ideias e técnicas de desenho que podem ser utilizadas na construção das histórias, bem como estimular e apoiar a capacidade inovadora dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento do seu talento e criatividade e promovendo a ocupação dos seus tempos livres, através de metodologias de educação não formal.
Com o apoio da NOS Madeira.