A edição brasileira da revista Exame listou alguns das falhas mais cometidas por alunos do secundário e das universidades durante a época de exames – e ao longo do ano lectivo.
1 – Estudar só o que se gosta
Infelizmente, a vida não é só aquilo que nos interessa e estudar não é o mesmo que ir a um buffet. Haverá sempre matérias mais simpáticas e outras mais chatas. Mas todas são importantes.
2 – Estabelecer um plano irrealista
Também não é razoável pensar que se vai estudar 10 horas por dia nas poucas semanas que restam para o exame. O planeamento do estudo deve adequar-se às capacidades, ritmo e circunstâncias de cada aluno. Caso contrário, o resultado são níveis elevados de stress e frustração.
3 – Estudar só a teoria
Não basta ler o manual. Fazer exercícios e resolver provas antigas é fundamental para consolidar conhecimentos e não ter surpresas no dia do exame.
4 – Saltar etapas
Sem estudar bem as bases, as questões mais complexas vão ser mais difíceis de assimilar. Não vale a pena por isso saltar capítulos supostamente mais fáceis do programa. Nem deixar etapas a meio. Nada de excessos de confiança.
5 – Não fazer um plano de estudo
Estudar de véspera é quase sempre fatal. E começar a ler os apontamentos a poucos dias da prova não é muito melhor, tal como ir estudando esporadicamente, com tantos dias de intervalo que se esquece os ensinamentos da sessão anterior. Assim que sair o calendário de exames, há que estabelecer uma agenda de médio e longo prazo e ir estudando ao longo dos meses e semanas anteriores ao grande dia. Os últimos momentos devem ficar reservados apenas para uma revisão final da matéria.
6 – Não fazer resumos
Esta é uma dica para implementar desde o início do ano: ir fazendo resumos da matéria dada. Vai facilitar a vida a qualquer estudante na época de exames. E é talvez a melhor forma de consolidar conhecimentos.
7 – Ler manuais e apontamentos não orientados para épocas de exame
Não é necessário ir além da bibliografia recomendada e ler dezenas de livros para aprofundar conhecimentos sobre uma área do saber. Pelo menos, não durante a época de exames. Agora a prioridade é estudar o programa e passar a prova. A especialização fica para depois. Porque o saber não ocupa lugar, mas com certeza consome tempo.
In Jornal SOL, 3/6/14