A Direção de Serviços do Desporto Escolar (DSDE) da Direção Regional de Educação tem proporcionado uma oferta desportiva variada, como resposta à procura e adesão crescentes, cada vez mais diversificadas, dos alunos com e sem necessidades especiais e que contribui para a sua formação pessoal, social e desportiva.
Mais uma vez a DSDE organiza a Festa do Desporto Escolar, promovendo um dos maiores eventos desportivos da Região Autónoma da Madeira, entre 28 e 31 de maio, incluindo no mesmo contexto educacional e desportivo, pessoas com e sem necessidades especiais, visando uma plena inclusão e a igualdade de oportunidades.
Esta atividade da DSDE concentra alunos de todas as escolas e instituições da Educação Especial da RAM, na zona do funchal, onde distribuídos por todas as instalações desportivas, competem nas mais variadas modalidades proporcionadas por esta direção de serviços. Este evento é o corolário do trabalho desenvolvido ao longo do ano por docentes e funcionários, do esforço e dedicação de alunos e suas famílias e da aposta e apoio de mecenas/patrocinadores.
Os participantes competem, fazem amigos e superam-se em prol da sua equipa e da sua escola… O desporto escolar incute, assim, nos discentes os valores da cidadania, do respeito e da tolerância e apela à participação ativa, ao trabalho em equipa, à competição com regras e ao reconhecimento da diferença.
A Festa começa com uma cerimónia de abertura oficial que se realiza no estádio dos Barreiros onde assistem mais de 5000 pessoas, contando com transmissão da RTP Madeira em direto e que este ano se associa ao tema “A Família”.
Este tema foi escolhido para fazer sobressair um dos maiores valores que podemos ter, a “Família”, pois tão importante como respirar é saber viver! Sendo a família a base de toda a sociedade, podemos afirmar que a família é a voz da sociedade! É o motor de arranque para qualquer construção que se queira realizar ao longo da vida…
É na família que se inicia todo o processo da Educação do individuo já que o ato de educar é algo muito mais profundo do que o que vigora neste momento onde os valores morais não se encontram no mesmo patamar que as grandes conquistas da inteligência.
É no berço que tudo se inicia! É no seio familiar que tudo é possível.
A boa educação irá possibilitar a boa instrução! Só assim é que poderemos travar o inverno demográfico, o envelhecimento e a desagregação das sociedades europeias.
No falar do grande poeta Gabriel Garcia Marques, “Aprendi que todo mundo quer viver no topo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subi-la.”, depreendemos com esta afirmação que vale a pena saber subir bem!
Entre sorrisos, triunfos e aplausos, o esforço e as capacidades dos participantes saem enaltecidas, sendo o desporto um veículo privilegiado de promoção do bem-estar e de inclusão social. Apraz ainda referir que, a esta componente desportiva/competitiva alia-se a vertente artística, que vem abrilhantar ainda mais este cenário de festa, alegria e crescimento pessoal.
Este evento ficará, certamente, na memória e no coração das nossas crianças, jovens e adultos e respetivas famílias como uma grande festa do desporto e da inclusão!
Programa de Atividades disponível em anexo.
Acompanhe as atividades no Facebook do evento, neste link.
Fonte: DRE / DSDE (adaptado)