Para a 6.ª edição do MIUT 2014 - Madeira Island Ultra Trail, que decorrerá de 10 a 13 de abril, numa organização do Clube de Montanha do Funchal, estão confirmados 749 atletas de 24 nacionalidades distintas.
Além da excelente resposta do mercado nacional, o MIUT continua a afirmar-se cada vez mais no mercado externo do turismo desportivo, com destaque para os mercados espanhol, alemão, francês e suíço.
Recorde-se que este é um evento de trail running (corrida de montanha), constituído por 4 provas distintas, de formato linear e em regime non-stop, cuja ‘pista’ de eleição serão precisamente os trilhos, levadas e veredas que a ilha da Madeira possui.
A partida das 2 principais provas (UT115 e UT85), que fazem a travessia da ilha, será dada em simultâneo às zero horas do dia 12, em Porto Moniz, enquanto as provas T42 e T20, partirão do Pico do Areeiro, às 8h, e dos Lamaceiros, às 10h, respetivamente. A meta, para todas elas estará instalada junto ao Fórum de Machico.
A prova rainha do MIUT, com cerca de 115 km e 6800 m de desnível positivo, estará uma vez mais integrada nos calendários regional e nacional de ultra trail, atribuindo, ainda, a todos quantos a concluírem com sucesso, a pontuação máxima (4 pontos) de acesso ao Monte Branco, talvez a mais mítica prova do calendário internacional de trail running.
Ao longo do percurso estarão instalados 12 postos de controlo e abastecimento e o tempo limite de execução do mesmo está fixado nas 32 h.
Em relação aos atletas de topo, regista-se, com agrado, a presença assegurada do francês Julien Chorier, um atleta que figura no top five mundial da modalidade e dos atletas Patrick Bohard e Armando Teixeira, atletas já vencedores de anteriores edições. Luís Mota, Nuno Caetano, Manuel Faria, Lourens Naudé e Sidónio Freitas também poderão intrometer-se nos lugares cimeiros da classificação. Do lado feminino, a suíça Denise Zimmermann, excelente corredora de fundo, à partida, não terá adversárias à altura.
Com esta massa humana e este lote de atletas de alto nível internacional, a organização antevê desde já muita emoção e espetáculo assegurados.
Fonte: Press release MIUT / CMF