(Re)pensar e (re)fazer a avaliação das aprendizagens: o papel da supervisão colaborativa em contexto escolar - Tese de doutoramento
AUTORA: Olga Maria de Sá Pinto Basto
"O (...) estudo, realizado na especialidade da supervisão pedagógica com incidência na avaliação das aprendizagens, visou promover a reconstrução de conceções e práticas de avaliação através da supervisão colaborativa, concretizando-se na dinamização e avaliação de uma ação de formação contínua na modalidade de Círculo de Estudos."
"Os objetivos de investigação, aliados ao desenvolvimento profissional para a inovação das práticas, eram: conhecer e analisar conceções e práticas no âmbito da avaliação das aprendizagens; identificar áreas problemáticas da avaliação das aprendizagens (dificuldades, dilemas, paradoxos, constrangimentos); desenvolver e avaliar experiências de avaliação formativa com potencial transformador; avaliar o impacto da supervisão colaborativa no desenvolvimento profissional e na transformação das práticas de avaliação."
"Os resultados do estudo revelam que é possível explorar a avaliação formativa em diferentes contextos, e que a formação pode elevar a consciência crítica dos professores face a possibilidades e constrangimentos dessa avaliação, assim como reforçar a sua predisposição para a mudança."
A tese está acessível no Repositório da UM, disponível na colecção <aaf)>BUM - Teses de Doutoramento, com o id identificador http://hdl.handle.net/1822/48635.
Inclusive Early Childhood Education: New Insights and Tools - Final Summary Report
Este relatório é um resumo do relatório de síntese que reúne os principais resultados do projeto Inclusive Early Childhood Education (IECE).
O relatório pode ser consultado no sítio da European Agency for Special Needs and Inclusive Education em: https://www.european-agency.org/publications/ereports/iece-summary-report

Eu, Professor, Pergunto! 20 Respostas sobre Planificação do Ensino-Aprendizagem, Estratégias de Ensino e Avaliação
AUTORES: Helena Santos Silva e José Lopes
Algumas partes do livro podem ser consultadas através da hiperligação:
http://issuu.com/lidel/docs/issuu_-_eu_professor_pergunto?e=4804698/11955966

(Re)pensar e (Re)fazer a Avaliação das Aprendizagens, Narrativas de Experiências Pedagógicas - Livro digital publicado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Braga Sul.
Na Nota Introdutória, Olga Pinto Basto, que organizou o livro, refere que nele se apresentam "... seis narrativas profissionais de experiências de avaliação, planeadas, desenvolvidas e redigidas no âmbito do Círculo de Estudos (CE) (Re)pensar e (re)fazer a avaliação das aprendizagens. (...) As experiências reportam-se a diversas disciplinas e níveis de ensino, mas todas elas procuram cumprir um propósito comum: tornar a avaliação mais educativa."
O livro pode ser consultado através da hiperligação seguinte: http://issuu.com/cfae/docs/re_pensar_e_re_fazer_a_avalia____o_