A nossa escola recebeu no dia 8 de novembro pelas 11:30, uma visita muito especial: o escritor e poeta madeirense Policarpo Nóbrega. A atividade nasceu de uma parceria entre a Biblioteca e o projeto Baú de Leitura com o objetivo de motivar os nossos alunos para a leitura, dando a conhecer, ao mesmo tempo, escritores da nossa ilha. O início da atividade foi marcado por um agradável diálogo entre o escritor e os alunos que foram colocando as suas questões. Foi interessante verificar a curiosidade dos nossos alunos relativamente à vida e à obra de Policarpo Nóbrega. Seguiram-se leituras expressivas de poemas do autor pelas alunas Cristina Teixeira, Márcia Freitas e Sara Martins da turma 1 do 6.º ano.
Num ambiente bastante descontraído, o poeta e escritor falou-nos sobre as suas inspirações, as suas preocupações e sobre a sua produção literária, tendo enriquecido a sua intervenção com excelentes momentos de declamação de poemas da sua autoria e de outro escritor português. Poemas que exaltam valores tais como: a coragem, a criatividade, o acreditar em si próprio e o pensamento positivo.
Num incentivo à leitura e à avidez de saber, o escritor ainda ofereceu um livro à biblioteca da escola. Trata-se de uma coletânea, na qual o autor também participa.
No final, foi com grande entusiasmo que foi criado o seguinte poema, através das sugestões dos alunos. O resultado final foi fantástico! Parabéns às turmas 6.º1, 6.º2 e 7.º2!
A Vida
A vida é como um livro
Que abre e fecha
E tudo pode ser bonito
Não sabemos como termina
A Vida é como uma flor
Nasce cresce e morre
Devemos criá-la com muito amor
Muito cuidado e carinho
E assim a vida
Será sempre um belo sonho
Agradecemos a colaboração e a disponibilidade do escritor Policarpo Nóbrega, da Comissão Provisória, dos docentes, dos não docentes e dos alunos.
Notícia enviada pela dinamizadora Gina Barreto e pela Técnica de Biblioteca Lúcia Freitas